quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Agradecendo as 3.000 visitas


Boa noite a todos, hoje gostaria de agradecer pelas visitas ao blog, que já ultrapassam 3.000. Me sinto lisonjeada e feliz porque a cada dia percebo que o interesse dos visitantes cresce e ainda, que novos visitantes aparecem. Lembro quando comecei a escrever, por incentivo de uma pessoa querida, que sempre acreditou no meu trabalho, dizendo que eu deveria publicar. Bom, foi assim que tudo começou, foi assim que nasceu o "Construindo sentidos". Este que já foi um dia o "Blog do eu sozinha", quando só eu entrava e depois, alguns poucos familiares e amigos apareciam por aqui. Então eu sempre ficava muito feliz de saber que 3 ou 4 pessoas tinham visitado, até a hora em que eu conseguia olhar (risos). Hoje foi o dia de maior acesso, tivemos 90 visitantes! Não esperava por isso, preciso dizer que para mim é muito gratificante este retorno. Agradeço a todos de coração! Deixo meu contato para quem se interessar. Sei que às vezes escrever um comentário ou se colocar como seguidor, pode deixar as pessoas inibidas, então se quiserem falar comigo por e-mail.

Abraços fortes...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Timidez e Ansiedade Social


Em casos de ansiedade social de leve a moderada e timidez, é comum observarmos comportamentos de afastamento e vulnerabilidade. Isso porque o indivíduo teme o contato social, sentindo que poderá ser menosprezado ou rejeitado pela sociedade.

Os estudos apontam como características do sujeito tímido:
.
- o retraimento social e evitação;
.
- dificuldade para adaptar-se a novos ambientes ou mudanças;
.
- tom de voz sempre baixo, insegurança;
.
- choro, comportamento agressivo ou passividade;

- dependência emocional nas relações familiares;

- rede social bastante escassa;

- medo constante de se tornar o centro das atenções;

- necessidade de observar alguém, antes de participar de algo;

- olhar para baixo enquanto caminha ou fala;

- rubor facial;

- dificuldades para dizer o que sente ou pensa, por receio de ser rejeitado ou desvalorizado;

- medo de errar ou fracassar na situação de interagir com outras pessoas;

- excessiva preocupação com a opinião das pessoas a seu respeito;

- auto-estima rebaixada;

- pensamentos e sentimentos negativos a respeito de si mesmo;

Em crianças e adolescentes verificamos a dificuldade em participar de atividades escolares; de ler ou falar na frente de outras pessoas; medo de interagir com outras crianças e adolescentes; de pedir ajuda ou explicação durante as aulas e ainda, evitam trocar de roupa na frente de outras pessoas. Adolescentes tímidos demonstram maior dificuldade para participarem de grupos e para se relacionarem amorosamente.

Nos adultos a timidez compromete o bom desempenho no ambiente de trabalho; dificulta que o sujeito receba ou aceite propostas de promoções; causa prejuízo nas relações sociais, de amizades, nos estudos e nas relações amorosas.

Insegurança, baixa auto-estima e timidez podem causar danos permanentes na vida de qualquer pessoa. O medo é constante e paralisa o sujeito frente a vida e em suas relações. Os medos impedem que o sujeito viva, tenha sucesso e seja feliz.

Para o tímido é mais fácil ficar sozinho, porém é extremamente dolorosa a solidão e a sensação de impotência diante de tantos medos. O isolamento social somado ao sofrimento emocional podem desencadear quadros graves de depressão, transtornos ansiosos e compulsivos, obesidade e transtornos alimentares, entre outros.

Sinais ou sintomas como tristeza e desânimo freqüente, irritabilidade, fadiga, prejuízo na qualidade do sono e apetite, sentimento de inutilidade e menos valia, culpa, pensamentos negativos, de morte e de suicídio; devem ser avaliados e tratados com ajuda do profissional da psicologia.

Na depressão infantil e na adolescência, existem algumas manifestações peculiares que precisam ser avaliadas caso a caso, para uma melhor definição e conduta.

É preciso que pais ou responsáveis estejam atentos aos comportamentos e alterações significativas na forma como seus filhos se relacionam com as pessoas e consigo mesmo. O educador tem também papel fundamental na identificação e encaminhamento para avaliação psicológica.

Aos adultos, saibam que existe tratamento para timidez em todas as fases da vida e que apesar de ser difícil buscar ajuda, o psicólogo lhe proporcionará o cuidado e entendimento necessário para a resolução de seus conflitos e sofrimento. Não deixe mais que a timidez e ansiedade social lhe impeça de viver. São inúmeras as causas, cabe ao profissional identificá-las e ajudá-lo a conduzir melhor sua vida , para que seja feliz!

Abraços fortes...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Vale a pena compartilhar


"Contrariando os fatos que a vida insiste em esfregar na minha cara, fico aqui, acreditando que um dia sentirei bater em meu rosto a gota de chuva tão esperada. Pois se eu não acreditar que ela virá, se eu não tiver fé e enxergar além de toda terra seca que vejo a minha volta, não haverá sentido nem força para me manter em pé" por Cynthia Gonçalves (Blog "Hoje sou assim" - http://hojesouassimepronto.blogspot.com/ )


Começo o texto de hoje, citando uma postagem de um dos Blogs que eu sigo, escrito por uma amiga querida, que sempre que pode nos convida a pensar e aprender com suas reflexões. Ao contrário do que ela diz, encontro diariamente muitas pessoas que desistem de seus sonhos e não os realizam por insegurança e falta de confiança em si mesmo. A citação não desconsidera as dificuldades que todos nós enfrentamos, basta estar vivo para experimentar a beleza e também a dor de viver. No entanto, gosto muito quando ela diz que é necessário persistir, seguir acreditando porque as dificuldades não cessam, elas se modificam ou perduram, e podem ser resolvidas.

Segundo Cynthia nos fala, para se vencer os obstáculos é necessário amor próprio, fé em si mesmo, força para manter-se de pé. A pessoa que por diversas razões sente-se vencida e paralizada diante da vida, e das dificuldades que ela nos desafia a aceitar ou enfrentar, como o texto diz, não enxerga adiante, não acredita no futuro e corre verdadeiro risco de adoecer ou de morrer em vida.

Gostei muito da postagem e por isso, compartilho com vocês. Através destas palavras, eu lhes convido a refletir : "Pois se eu não acreditar que ela virá, se eu não tiver fé e enxergar além de toda terra seca que vejo a minha volta, não haverá sentido nem força para me manter em pé".


Abraços fortes e felicidades, que as pendências sejam resolvidas e que a fé em si mesmo seja companheira, neste novo ano de suas vidas...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Gratidão


Penso que algumas coisas na vida são impossíveis de mensurar. O valor da gratidão é uma delas! Seja para quem recebe ou para quem realiza algo em favor de alguém... a retribuição através da gratidão, sem dúvida nenhuma não tem preço que pague.

Sou privilegiada porque sei o que é receber gratidão de pessoas que entram em minha vida, por meio do meu trabalho e pelo amor com que desenvolvo minha profissão. Falo isso em agradecimento e não para exaltar minhas ações. Falo porque sou verdadeiramente grata, com essas pessoas aprendo cada vez mais a também ser grata pela vida, pela família que Deus me deu, pelas pessoas amigas que se somam em minha vida, pelo trabalho que tenho o privilégio de desenvolver, pelo afeto... amor... e gratidão que recebo e consigo devolver.

Neste ano de 2010, vivi grandes experiências e encontros, com pessoas que estão gravadas em meu coração para sempre. Delas eu recebi GRANDES presentes em retribuição. Vou tentar citar alguns, para que vocês entendam o quanto sou grata por tudo que recebo. Ganhei abraços fortes e sorrisos; ganhei orações e pedidos para que eu tenha saúde, paz, amor e continue cuidando de meus pacientes; recebi votos e agradecimentos também para meus familiares; recebi um card do Justin Bieber de uma paciente de 11 anos; ganhei da filha de um paciente, um cartão com palavras e afeto que muito me emocionou; ganhei um convite para passar o natal na casa de uma paciente que se preocupou pensando que eu passaria o natal sozinha porque minha família não é de S.P e nem eu; ganhei um bolo de aniversário que foi levado de ônibus ao ambulatório; toalhinha bordada com meu nome; recebi sms com mensagens lindas de natal e e-mail de pessoas muito especiais; ganhei muuuuitos outros presentes materiais comprados com muito amor e carinho, tudo isso em retribuição ao que eles acreditam receber de mim. Quero dizer que de vocês, recebi muito mais do que pude dar, recebi não só nestas duas últimas semanas, mas durante todo o ano de 2010.

Recebi também dos visitantes e seguidores do blog, o incentivo para continuar escrevendo e construindo este espaço. Recebi da família de sangue, da família do coração e dos amigos queridos... a força, o incentivo, o cuidado, a confiança, o abraço, a oração... o amor que me mobiliza a continuar construindo o caminho e a vida que Deus me deu.

A todos vocês sou e serei sempre grata. Obrigada por TUDO, através de vocês busco ser uma pessoa melhor, mais digna do afeto que recebo de todos vocês.

Beijo no coração...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Recomeço


Todo recomeço envolve desprendimento, para deixar no passado aquilo que de alguma forma, já não serve mais.

Pode ser algo que um dia fez muito bem e depois passou a fazer muito mal. Recomeçar e deixar que a vida siga seu curso, recomeçar e se permitir olhar a vida mais adiante do que se via ontem.

Acreditar que daqui pra frente, as coisas vão ser diferentes. Tem até música dizendo isso!

Duro mesmo é fazer do passado que ainda machuca, uma experiência que nunca mais será sentida. A experiência aliada a reflexão, leva ao aprendizado. Será que o que já aconteceu, só permanece se permitimos ou desejamos?

Muitas vezes permanece porque é difícil se desprender. Desprendimento faz parte do aprendizado da vida e de todas as perdas sofridas. Tão difícil é perder ou se desprender! Mas quando acontece, é o que torna possível recomeçar.
Abraços Fortes...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo


Falta pouco para o término do ano, se observarmos a nossa volta, veremos pessoas com diferentes comportamentos e vivências em relação as festas de fim de ano.

Pessoas agitadas que correm contra o tempo para finalizar os últimos preparativos para o Natal e passagem de ano.

Mães e Pais que já se organizam com as matrículas de seus filhos para o novo ano escolar.

Alguns se formando em colégios e universidades, marcando um momento de transição em suas vidas.

Pessoas que aproveitam o final de ano para selar a união com o matrimônio ou para finalmente decidir por morar junto.

Crianças perto de nascer, suas mães e pais, na expectativa de que corra tudo bem durante o parto. E qual será a primeira criança a nascer na virada do ano?

Pessoas que se sentem infelizes por diversas razões, desejam um próximo ano sem tanta dor ou sofrimento.

O casal que aproveita para viajar neste período de festas, já que durante o ano não conseguiram ficar juntos porque o trabalho ocupou muito o tempo dos dois.

Pessoas nascendo, outras morrendo. Saudades que pairam no ar, de uma época que foi vivida neste ou em anos anteriores.

Época de comprar as "lembrancinhas" para dizer que esta ou aquela pessoa é importante.

Natal e Ano Novo... Festas que mobilizam pessoas do mundo inteiro! Seja o mais bem provido de dinheiro, até aquele que vive através da caridade do outro e sobrevive no dia a dia de tantas privações.

Por isso, pense nos gestos que podem mudar a vida de alguém. No poder de "grandes" e "pequenos" gestos. Acredito que a grandiosidade de nossos atos, pode ser percebida de forma concreta e aos olhos de qualquer um quando mudam vidas e pessoas. Mas existe também a grandiosidade em "pequenos" atos direcionados a uma ou poucas pessoas, que se manifesta ou é percebida pelo coração de quem recebe ajuda ou gesto de cuidado.

Se você pode ajudar ou sente o desejo de fazer bem a alguém que necessite de ajuda, não subestime seu ato, acreditando que não é o suficiente pois não vai mudar o mundo ou a vida de muitas pessoas. Para quem recebe, até mesmo um belo sorriso no dia em que não se sente bem, pode ser o suficiente para que o sorriso brote de volta, no coração de quem o recebeu.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, que o próximo ano seja de muitas conquistas, com muita saúde emocional e física, paz, amor, felicidades, equilíbrio e auto-conhecimento para TODOS vocês! Neste final de ano, não estarei junto de meus pais e irmãos, pois vou trabalhar. Porém nossos corações estão sempre unidos, pela força do amor estaremos juntos... sempre!


Abraços fortes...

domingo, 19 de dezembro de 2010

Recomendo a todos - Livro: Valiosa Vida (Felipe Quartero)


Este livro é o resultado de muita luta, dedicação, reflexão, cuidado e crescimento pessoal de um ser humano muito especial, uma pessoa admirável, que chegou em minha vida e com certeza, fez toda diferença. Aprendi muito com o Felipe e tenho certeza que este livro está repleto de ensinamentos... de muito amor! Recomendo a todos vocês que visitam o Blog. Deixo abaixo, nas palavras do próprio Felipe, o que significa o lançamento de seu livro.


Abraços fortes...


E-mail que recebi de Felipe, estou divulgando seu livro, com sua autorização:

"Olá pessoal, tudo bem?
Eu acabo de publicar um livro chamado VALIOSA VIDA, um livro autobiográfico, no qual relato muitas de minhas experiências vividas até hoje. É um livro de aventuras, romance, superação, drama, comédia... enfim, de tudo que faz parte da vida de todos nós. Um livro de leitura fácil e gostosa, para se divertir e refletir sobre o valor de nossa mais preciosa jóia: A VIDA! Uma ótima opção também para presentear.

Para adquirir seu exemplar entre em contato por este e-mail (felipe.quartero@gmail.com).

Uma VALIOSA VIDA à todos!


Beijos & Abraços,
Felipe
NAMASTÊ"


--
site: valiosavida.webng.com
blog: compartilhavida.wordpress.com
twitter: twitter.com/felipequartero

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vida e Morte - quando o amor permanece


Atendo pacientes oncológicos e em cuidados paliativos há pelo menos 5 anos. Não sei dizer quantos já atendi, mas consigo pensar em muitos que venceram o câncer e sobreviveram às mazelas que a doença provoca. Penso também naqueles que ao se descobrirem doentes, já estavam em estágios avançados e mesmo assim, lutaram para conseguir um tempo maior de sobrevida, vivendo mais do se imaginava.

Viveram... vivem, realizaram... realizam. A sede de viver, o sentido da vida para muitos é descoberto em momentos de crise, como quando se adoece. Neste meu percurso, atendendo esses meus queridos pacientes, aprendi muito com todos eles, sobre a vida e sobre a importância de celebrarmos tudo que nos fortalece. Celebrarmos o que pouco valorizamos quando nossas vidas não estão ameaçadas por uma doença.

Dos que faleceram, de alguns pude me despedir... e de todos sinto imensa saudade, daquela que se guarda no coração e quando se permite sentir, traz também as lembranças boas e o aprendizado.

Recebi muito mais do que pude contribuir. Grandes realizações são aquelas que quando realizamos nos deixam felizes, mesmo quando tudo está tão difícil, quando parece impossível sorrir. Isso e muito mais, eu aprendi e aprendo todos os dias. Viver com esperança e otimismo, acreditar em algo que nos mobiliza e fortalece, não faz sumir a dor e o sofrimento, mas nos ajuda a enfrentá-lo.

Com alguns familiares, aprendi o sentido do amor incondicional. Amor que é respeitoso, que não se torna invasivo ou controlador, aquele que aceita as individualidades e escolhas do outro.

Esta semana me emocionei com os pais de um paciente jovem, que faleceu no período em que eu estava de férias. Este paciente deixa saudades em todos os que o assistiram, era uma pessoa especial, que também sabia amar incondicionalmente seus pais e sua jovem esposa. Cuidou de todos tanto quanto foi sempre cuidado. O prognóstico ruim, anunciava que o tempo de vida era curto, mas a fé e a esperança aliados ao amor, fizeram com que vivesse bem mais do que se esperava.

Esses pais aprenderam muito com seu filho. Dessa forma, acredito que o amor incondicional continua os unindo... para sempre!

Abraços fortes...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Psicoterapia infantil


Atendo crianças com as mais variadas demandas, criança que sofre emocionalmente devido a um adoecimento físico; criança que sofrem pela morte dos pais ou de outra figura de apego importante; criança com dificuldades escolares e de aprendizagem; criança ansiosa e compulsiva; criança impulsiva e sem limites; criança obesa e com transtornos alimentares; criança que não aceita a chegada do irmãozinho; criança com sintoma somático; criança tímida e insegura; criança que não aceita a separação dos pais; criança com depressão e ansiedade... crianças...

Todas chegam ao consultório por intermédio dos pais ou responsável, pelo encaminhamento de um médico ou pela indicação da professora. Nenhuma delas, diferente do adulto, pode buscar ajuda psicológica por meios próprios, nenhuma delas conseguiria iniciar um tratamento, se não tivesse seu responsável para trazê-lo.

Por isso, estejam atentos as suas crianças! Muitas sofrem em silêncio, sem que consigam controlar, começam a apresentar sinais e às vezes sintomas, de que precisam de ajuda profissional, para se expressarem melhor, para falar a respeito do sofrimento vivido, para construir dentro de si, os recursos internos necessários para o enfrentamento das dificuldades durante sua vida.

Caso tenha dúvidas se o seu filho necessita de ajuda psicológica, busque você uma orientação do profissional. Desconstrua seus preconceitos quanto a psicoterapia. Quantas crianças sofrem ou adoecem emocionalmente e fisicamente, porque seus responsáveis resistem em procurar ajuda de um psicólogo, dizendo que seus filhos não estão loucos. Essa definição errônea do papel do psicólogo, acaba por adiar o cuidado de feridas que não cicatrizam. Hoje crianças, amanhã adultos.. e os problemas não resolvidos quando não afetam o presente, trazem consequências maiores no futuro. Pensem nisso!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Autismo


"Toda porta nos leva para um novo mundo". Acabo de assistir um filme que me emocionou muito. É uma história real, o filme nos conta a história de Temple Grandin, uma jovem autista que enfrentou grandes desafios e muitas dificuldades, sem deixar de ir em busca do que ela acreditava. Esta frase em negrito que inicia o post, é dita por ela diversas vezes durante o filme. É apaixonante sua história, nos faz refletir sobre o quanto as pessoas, necessitam aprender a aceitar e lidar com as diferenças que existem entre todos nós seres humanos. Seja por qual for a razão, ninguém é igual a ninguém e na vida de Temple, as diferenças e a não aceitação das pessoas nunca lhe impediram de vencer, porque como sua mãe lhe ensinou: "eu era diferente, mas não menos".

Este ser humano chamado Temple Grandin é sem dúvida um ser muito especial, que diz não entender muitas coisas, mas ainda quer que a sua vida tenha significado. E isso ela conseguiu, pois ela acredita que atrás de cada porta que se abre, por mais difícil que seja ultrapassá-la... lá sempre existe um novo mundo. Filme maravilhoso, recomendo que todos assistam!


Orientações sobre autismo, segundo a wikipédia:
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:

1.Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
2.Riso inapropriado
3.Pouco ou nenhum contato visual
4.Aparente insensibilidade à dor
5.Preferência pela solidão; modos arredios
6.Rotação de objetos
7.Inapropriada fixação em objetos
8.Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9.Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10.Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
11.Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
12.Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
13.Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14.Recusa colo ou afagos
15.Age como se estivesse surdo
16.Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17.Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
18.Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos


Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.


Abraços fortes e não esqueçam... assistam o filme!


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fim de ano chegando


Final de ano... junto as festas de natal e reveillon, tão esperadas durante o ano todo e celebradas com alegria por muitos. Porém, o ritual da passagem de mais um ano que termina, para muitas pessoas que vivem seus sofrimentos presentes e passados, principalmente os que permanecem adiados, sentem a proximidade do fim de ano, com muita dor e pesar.

Época de intensa reflexão, para se pensar a respeito dos planos e desejos do início do ano e em tudo aquilo que se realizou ou que novamente ficou adiado.

Época de entrar em contato com as feridas, com as ausências e faltas, com os lutos não elaborados, com o sofrimento que muitas vezes está sendo reprimido.

Por isso, é frequente receber pacientes no ambulatório e consultório particular, que neste momento externam mais do que desejos de passar o natal e ano novo em família. Essas pessoas sentem-se confrontadas e cobradas a fazer algo, para que o novo ano não seja semelhante ao que "quase" terminou.

Passar... essa palavra é muito usada, sem que muitas vezes se pense em significado. O ano passou e nem vi. Passou e nem senti. Passou e nem aproveitei.

Bom seria, se no próximo ano... os desejos não ficassem mais enjaulados, a realização se tornasse mais presente e a vida ou o ano, deixasse de passar e pudesse ser realmente vivido.

Para meus pacientes, para nós e para todos... desejo mais alegrias e menos sofrimento. Para o sofrimento que não se pode evitar, desejo que possa ser cuidado. Que no próximo fim de ano... se consiga refletir, sorrir e celebrar o ano que deve terminar e deixar saudades!!

Abraços fortes...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Esse + amor - Flávio Gikovate


"Essa relação eu tenho chamado de +amor. É diferente do amor dito romântico, que é imaturo e regressivo e não condiz com uma relação de boa qualidade. O +amor tem uma nova feição e significado. É parecido com a amizade. Requer a aproximação de duas pessoas inteiras e não de duas metades. Mas isso só é possível para aqueles que conseguem trabalhar sua individualidade. Conversar com uma pessoa e ter a sensação de que ela o entende é um aconchego extraordinário e bem mais sofisticado do que uma mera sensação física de aconchego"

(Flávio Gikovate)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Terapia de Casal


A terapia de casal tem como objetivo auxiliar na identificação e resolução de conflitos emocionais e outros, que estejam contribuindo para o sofrimento, afastamento e separação do casal.

São diversas as causas para o desgaste da relação entre o casal. Este deverá ser acompanhado ou assistido em suas particularidades, para que se consiga o término do sofrimento, muitas vezes externado em discussões com acusações e distanciamento entre as partes.

No início de toda relação, para que ocorra a conquista, existe investimento de afeto e cuidado entre o casal. Fatores externos como a rotina, o trabalho e a falta de tempo para estarem juntos, problemas financeiros, problemas familiares, entre outros; desencadeiam conflitos relacionais entre os indivíduos. As dificuldades ou conflitos pessoais, podem também interferir e prejudicar a relação do casal.

Para a construção de uma relação chamada casamento, precisa existir participação de ambos. Dessa maneira, ocorre o nascimento do NÓS. Não é assim quando se planeja o casamento? Nós vamos nos casar no dia tal, nossa festa será de tal forma, teremos ou não teremos filhos. E por aí vai... quando o casamento acontece na vida de duas pessoas, a vida passa a ser vivida junto e por isso, a importância do nascimento do NÓS já na fase de namoro. Nós desejamos, nós precisamos, nós faremos, nós sofremos, nós estamos felizes.

Quando somente um é o responsável pela construção da relação, esta se modifica e os papéis ficam distorcidos. Quantas mulheres se tornam mães de seus maridos? Quando homens se tornam pais de suas esposas? Quantos casais passam a se relacionar como amigos ou quase irmãos?

Tudo na vida para que dê certo, precisa de investimento ou cuidado. Quando deixamos de cuidar, até da menor das plantinhas... ela adoece e morre. Assim também acontece com as relações humanas. Ambos os indivíduos precisam sentir-se responsáveis e necessários para que a relação ocorra. Ambos precisam sentir-se cuidados! Ter voz e valor nesta contrução! Ambos precisam estar felizes para que a relação de casal seja saudável e produza bons frutos.

Relação saudável é aquela que respeita as diferenças, as individualidades dos envolvidos (o EU também precisa existir, nem sempre será NÓS), que compreende a importância dos DOIS sujeitos na relação, para que ela exista e permaneça. Caso necessite de ajuda, procurem um psicólogo e sejam felizes!


"Toda a verdadeira vida é encontro."
(Martin Buber)


Abraços fortes...