terça-feira, 24 de julho de 2012

Casamento para toda vida, existe?


Esses dias atendi um senhor de 77 anos, que vive a dor do luto de sua esposa, com quem viveu 60 anos de sua vida. Esse senhor está vivenciando um período de perdas diversas. A dor emocional é tão forte, que faz doer fisicamente também. Esse senhor falou a respeito do seu casamento, sobre como foi difícil perdê-la. Falou sobre o que construiram ao longo desses 60 anos.

Na sua simplicidade, falou sobre o casamento nos dias de hoje. Disse que não entende como as pessoas podem casar e descasar assim, de uma hora pra outra, mal casou e já se separou. "Já casam falando em se separar se não der certo". Segundo ele, no casamento não é sempre que dá tudo certo, mas é importante que as pessoas busquem fazer com que dê certo".

"Na vida não é assim. A gente não vive todos os dias feliz, mas não pode desistir, tem que continuar acreditando e dá certo. Só não dá certo se alguém desiste. Eu e minha esposa, a gente sempre tava junto. Ela me faz tanta falta".

Casamento de nossos avós, de nossos pais ou o nosso, seja de que época for, casamento se constitui dia a dia. Na alegria e na tristeza é que se constroí um casamento feliz. Muitos casais vivem o casamento como se aquele namoro bem sucedido, já garantisse a união matrimonial e o "felizes para sempre". Casamento feliz é construção de cada dia e para que essa construção resista as ações do "tempo" e da "rotina", é importante uma "constante reforma". Cuidando da relação, mantemos o amor sempre vivo e fortalecido.

Mas como terapeuta de casais, posso dizer que casamento feliz não depende somente do sentimento de amor mútuo. Depende muito mais da capacidade que os sujeitos adquirem de lidar com as diferenças, individualidades e dificuldades de toda ou qualquer relação. Exige respeito e troca, exige cuidado e renovação.

Olhar para esta experiência ou vivência como se olha para a vida! Vida que está sempre em movimento, que varia de forma e cor, e que precisa dessas variações para fazer sentido, para continuar fazendo bem. Em tudo que deixamos de investir cuidado, com o tempo perde a graça, deixa de ser importante.

Pessoas que vivem acomodadas, se distanciam e se calam, silenciadas pelo medo de se permitir mais. Seja feliz e faça o outro feliz ao seu lado! Quem não se cuida ou se valoriza, quem não se ouve e não é ouvido, dificilmente viverá feliz ao lado de um outro alguém. Casamentos felizes de 60 anos não caem do céu! É construção que envolve merecimento!

Caso você perceba que está infeliz no seu casamento e não sabe o que fazer para resolver os conflitos e discussões constantes. Se está cansada (o) do distanciamento, de um casamento de aparências e não consegue ao mesmo tempo, romper essa relação. Busque atendimento psicológico individual ou de casal, cuide de você e da sua relação, encontre um novo sentido para ser feliz!

Abraços fortes...

terça-feira, 17 de julho de 2012

O tempo de voltar está chegando...


As coisas vão entrando no eixo, a correria fora do normal, muitas vezes bagunça o que já estava tão bem estruturado. Escolhas são feitas para o melhor aproveitamento do que a vida nos traz.. assim, de repente! Estou me organizando para que em breve esteja de volta...

Obrigada pelas visitas e e-mails que permanecem fazendo do Blog, um espaço de Construção de Ideias e Sentidos...

Abraços fortes...