quinta-feira, 11 de julho de 2013

O jeito Narcisista de ser...

 
 
Hoje trouxe esse tema para o Blog, porque já há algum tempo recebi um e-mail de uma moça que leu um texto meu sobre narcisismo e se interessou em saber mais, referiu que identificou muito do que foi descrito, como parte da relação dela com o atual namorado. E esta semana, recebi uma paciente que está iniciando tratamento psicológico comigo, devido ao seu estado emocional que está fragilizado e adoecido, pelo desgaste físico e emocional, decorrente de uma relação com um parceiro com traços de personalidade narcisista.
 
Vou descrever para vocês um pouco sobre a mitologia greco-romana a respeito do mito Narciso. Ele foi considerado um herói, admirado por sua beleza e orgulho. Já após o seu nascimento, um adivinho chamado Tirésias, profetizou que Narciso teria vida longa se nunca contemplasse sua imagem.  Narciso se considerava um ser de beleza semelhante a um deus, como Dionísio e Apolo. Devido a admiração que despertava, várias ninfas se interessaram por Narciso, a mais apaixonada de todas, foi Eco. Ele rejeitou todas, inclusive Eco e a moça, após a indiferença de Narciso, sentiu-se desprezada e se entregou a tristeza, definhando até a morte. As outras ninfas em defesa de Eco e estimuladas pelo ressentimento de também terem sido desprezadas, pediram que fossem vingadas. Narciso foi então condenado por Nêmesis a deparar-se com sua própria imagem e ao se olhar no reflexo da lagoa de Eco, Narciso apaixonou-se por si mesmo e lá ficou imóvel, admirando-se e embelezando-se, diante da sua imagem refletida no lago, foi definhando até a sua morte. No lugar onde devia estar seu corpo, foi encontrada a flor de Narciso. O mito serve para ilustrar o que significa estar diante de alguém que como Narciso, possui um egocentrismo exagerado.
 
A psicologia compreende como parte do desenvolvimento infantil e importante para a constituição do sujeito, a fase que ocorre entre os 2 e 7 anos de idade (estágio egocêntrico), quando a criança vive a ilusão de que é o centro do universo; ou seja, de que todos os seus desejos devem ser sempre atendidos. No entanto, também faz parte do desenvolvimento saudável, que esta mesma criança aprenda a lidar com a frustração de que o mundo não gira em torno dela. Quando a personalidade do sujeito demonstra um excessivo sentimento de auto-importância e/ou fantasias irreais a respeito de si mesmo e das realizações alheias, estamos diante de traços que podem indicar uma personalidade narcisista. Pessoas que acreditam que são injustiçadas quando não conseguem tudo que desejam, com nenhuma tolerância a frustração, pessoas com um comportamento muitas vezes agressivo ou impulsivo diante de críticas, pessoas que são consideradas pelas outras como: egoístas, imaturas, superficiais, frias, provocativas, controladoras e arrogantes.
 
O Narcisista sempre justifica seu comportamento, culpabilizando os outros e na maioria das vezes, se vitimizando ou se supervalorizando. São pessoas que sofrem porque criam situações que trazem prejuízo para suas vidas e relações. Entendem a recusa do outro ou a falta de concordância das pessoas diante dos seus desejos, como um verdadeira ameaça ou ofensa. Podem se tornar agressores, agredindo fisicamente ou psicologicamente suas parceiras (os). Existem os narcisistas imprudentes, já que são pessoas que revelam no seu modo de ser e sentir, a certeza exacerbada do próprio valor e competência.

Os estudiosos da psicologia, sustentam que existem vários perfis para pessoas com traços de personalidade narcisista. E a maioria, concorda que se trata de pessoas extremamente inseguras, com uma vulnerabilidade emocional que se sustenta diante dessa falta de aceitabilidade do desejo do outro em discordância com o seu. Além disso, por mais que recebam muito nas relações, sempre se sentem como se não fossem amados ou valorizados como julgam merecer. Pessoas com personalidade narcisista, costumam se relacionar com pessoas igualmente inseguras, mas também dependentes emocionalmente e submissas. Ou ainda, com pessoas de traço de personalidade insegura e obsessiva. Pessoas que frequentemente acreditam que podem salvar a relação e por isso, mantém o relacionamento esperando que um dia o (a) parceiro (a) mude e/ou reconheça seu valor.
 
O Narcisismo não é o mesmo que ter amor próprio! Vai muito além disso, o narcisista não considera o outro como pessoa igualmente importante, não existe troca ou empatia na relação. É uma via de mão única, só as suas necessidades são valorizadas! Se você se identificou com o que leu, talvez seja o momento de buscar ajuda psicológica para aprender mais sobre como está estabelecendo sua relação consigo mesmo (a) e com o mundo. Busque resolver seus conflitos e seja feliz!!
 
Abraços fortes...

terça-feira, 2 de julho de 2013

Estou de volta.. com força total hein!!




Que saudadessss!!! Como estar aqui me faz falta! Acredito que sinta assim porque tudo que é feito com amor, faz parte de quem realiza. Então não estar aqui, era quase que deixar pra trás uma parte importante de mim. Faz tempo que quero retomar as postagens no Blog, mas os compromissos com trabalho e estudo, além claro da vida pessoal, me deixaram distante. Peço desculpas pelo sumiço e agradeço imensamente aos leitores que mantiveram contato comigo por e-mail e que por vários motivos, me fizeram sentir que precisava dar continuidade a este espaço em criação constante. Vou daqui há pouco responder a mais um e-mail de leitor e se alguém quiser, que sua história seja publicada no Blog, mantendo o seu anonimato, é só no e-mail me informar deste desejo de compartilhar e eu farei, mas como disse antes, mantendo a identidade do leitor em segredo. Como eu sempre digo, aqui é um espaço de compartilhamentos! Meus queridos obrigada pelas visitas e comentários, que continuaram mantendo o Blog em movimento.
 
Abraços fortes...