
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Agradecendo as 3.000 visitas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Timidez e Ansiedade Social

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Vale a pena compartilhar

sábado, 25 de dezembro de 2010
Gratidão

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Recomeço

terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

domingo, 19 de dezembro de 2010
Recomendo a todos - Livro: Valiosa Vida (Felipe Quartero)

Eu acabo de publicar um livro chamado VALIOSA VIDA, um livro autobiográfico, no qual relato muitas de minhas experiências vividas até hoje. É um livro de aventuras, romance, superação, drama, comédia... enfim, de tudo que faz parte da vida de todos nós. Um livro de leitura fácil e gostosa, para se divertir e refletir sobre o valor de nossa mais preciosa jóia: A VIDA! Uma ótima opção também para presentear.
Para adquirir seu exemplar entre em contato por este e-mail (felipe.quartero@gmail.com).
Uma VALIOSA VIDA à todos!
Beijos & Abraços,
Felipe
NAMASTÊ"
--
site: valiosavida.webng.com
blog: compartilhavida.wordpress.com
twitter: twitter.com/felipequartero
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Vida e Morte - quando o amor permanece

terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Psicoterapia infantil

domingo, 12 de dezembro de 2010
Autismo

Orientações sobre autismo, segundo a wikipédia:
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:
1.Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
2.Riso inapropriado
3.Pouco ou nenhum contato visual
4.Aparente insensibilidade à dor
5.Preferência pela solidão; modos arredios
6.Rotação de objetos
7.Inapropriada fixação em objetos
8.Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9.Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10.Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
11.Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
12.Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
13.Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14.Recusa colo ou afagos
15.Age como se estivesse surdo
16.Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17.Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
18.Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos
Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.
Abraços fortes e não esqueçam... assistam o filme!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Fim de ano chegando

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Esse + amor - Flávio Gikovate

(Flávio Gikovate)
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Terapia de Casal

São diversas as causas para o desgaste da relação entre o casal. Este deverá ser acompanhado ou assistido em suas particularidades, para que se consiga o término do sofrimento, muitas vezes externado em discussões com acusações e distanciamento entre as partes.
No início de toda relação, para que ocorra a conquista, existe investimento de afeto e cuidado entre o casal. Fatores externos como a rotina, o trabalho e a falta de tempo para estarem juntos, problemas financeiros, problemas familiares, entre outros; desencadeiam conflitos relacionais entre os indivíduos. As dificuldades ou conflitos pessoais, podem também interferir e prejudicar a relação do casal.
Para a construção de uma relação chamada casamento, precisa existir participação de ambos. Dessa maneira, ocorre o nascimento do NÓS. Não é assim quando se planeja o casamento? Nós vamos nos casar no dia tal, nossa festa será de tal forma, teremos ou não teremos filhos. E por aí vai... quando o casamento acontece na vida de duas pessoas, a vida passa a ser vivida junto e por isso, a importância do nascimento do NÓS já na fase de namoro. Nós desejamos, nós precisamos, nós faremos, nós sofremos, nós estamos felizes.
Quando somente um é o responsável pela construção da relação, esta se modifica e os papéis ficam distorcidos. Quantas mulheres se tornam mães de seus maridos? Quando homens se tornam pais de suas esposas? Quantos casais passam a se relacionar como amigos ou quase irmãos?
Tudo na vida para que dê certo, precisa de investimento ou cuidado. Quando deixamos de cuidar, até da menor das plantinhas... ela adoece e morre. Assim também acontece com as relações humanas. Ambos os indivíduos precisam sentir-se responsáveis e necessários para que a relação ocorra. Ambos precisam sentir-se cuidados! Ter voz e valor nesta contrução! Ambos precisam estar felizes para que a relação de casal seja saudável e produza bons frutos.
Relação saudável é aquela que respeita as diferenças, as individualidades dos envolvidos (o EU também precisa existir, nem sempre será NÓS), que compreende a importância dos DOIS sujeitos na relação, para que ela exista e permaneça. Caso necessite de ajuda, procurem um psicólogo e sejam felizes!
"Toda a verdadeira vida é encontro."
(Martin Buber)
Abraços fortes...