segunda-feira, 2 de maio de 2011

Autoconhecimento e autocuidado


Autoconhecimento significa buscar conhecimento a respeito de si mesmo, nas relações com o mundo externo e consigo mesmo. Para adquirir conhecimento sobre nós mesmos,  buscamos contato com nossas origens. De onde viemos, quem é parte de nós, quem nos gerou, os ensinamentos e valores adquiridos através dos modelos de segurança e afeto em nossas vidas; e claro, sobre as ausências vivenciadas desde nossa chegada ao mundo.

Conhecer melhor a si mesmo, favorece o desenvolvimento de relações afetivas saudáveis, pautadas no cuidado; respeito; carinho e atenção, necessidades de todo e qualquer ser humano. Nós desejamos receber cuidado, mas nem sempre nos dedicamos, o mesmo cuidado dispensado ao outro. Hoje encontrei no corredor do ambulatório, uma outra profissional com quem trabalho, que me olhou e já foi dizendo: quando você vai cuidar de nós? Abracei essa pessoa que admiro bastante, pela dedicação e cuidado com que se dedica aos seus pacientes e lhe dei a atenção desejada, para que desabafasse. Ouvi da mesma que precisou no fim de semana, dizer que não estaria disponível como sempre, porque precisava de um tempo junto de seu marido. Ela me disse assim: "Stella é tanta gente precisando de mim e eu to sentindo na pele o que é o estresse da sobrecarga, não é só no trabalho, em casa, nas relações em família." Falamos a respeito e em poucos minutos, ouvi a mesma pessoa dizendo que estava sendo muito permissiva, que precisava se dedicar mais às suas necessidades e não só a preocupação e/ou necessidade dos outros.

Estar atento as nossas necessidades é aprender a cuidar melhor de quem somos! Quem cuida bem de si mesmo, cuida melhor de quem ama. Um dia um paciente do consultório, me disse assim: "eu pensei que fosse deixar de ser eu, só porque estou fazendo terapia." Na realidade, hoje ele compreende que estava deixando de ser ele, ANTES de fazer terapia. Hoje ele demonstra ter conhecimento a respeito de si mesmo e das pessoas com quem se relaciona (família, esposa, amigos), deixou de ser tão crítico consigo mesmo e com as pessoas, não é mais tão descuidado e se considera mais fortalecido para enfrentar as dificuldades que a vida sempre traz. Considera que o autoconhecimento fez dele um ser humano melhor, mais sensível e consciente da necessidade de cuidar de si e de cuidar de quem ama.

Quem não se cuida, projeta no outro o cuidado que lhe falta, exigindo demais das pessoas, vivendo sempre insatisfeito ou em débito consigo mesmo.

Pense na sua vida e na forma como tem vivido. Pense se lhe é suficiente o conhecimento que tem a respeito de si mesmo. Busque ajuda psicológica se necessário e seja muito feliz!!

Abraços fortes...

"O verdadeiro conhecimento vem de dentro."
(Sócrates)

Nenhum comentário:

Postar um comentário