domingo, 18 de dezembro de 2011

Fim e recomeços



Esta semana que passou, marcou a vida de algumas pessoas, dessas vidas tive a oportunidade de fazer parte, estando ao lado no período em receberam ajuda para se recuperar ou ressignificar suas dores. Vê-las hoje, chegando ao tão esperado momento da alta... é muuuito gratificante e me faz feliz!! 

Esta semana vi algumas pessoas pela primeira vez, pessoas que vieram ao ambulatório e consultório, buscando alívío para o que parece não ter solução, desejando que seus conflitos sejam superados mas ainda com incerteza no olhar, se questionando se pode mesmo dar certo, se é possível deixar a dor para trás e seguir a vida mesmo depois de tantas perdas.

Fim de ano é época de pensar a respeito da vida e de como foi o ano que está quase terminando! Algumas pessoas demonstram alegria ao término de um ano e otimismo quanto ao ano que está por vir; outras pessoas desejam que seu ano acabe logo e que o próximo seja mais leve ou menos sofrido; tem gente que está comemorando a superação de um ano ou de muitos anos de sofrimento, que agora olha para a vida com olhos de quem acredita que pode viver e ser feliz, como pela primeira vez em muitos e muitos anos.

Este mês quem trabalha e realiza com amor tudo que faz, ganha muitos presentinhos, até a semana passada vieram dos mais diversos. Cada um é tão especial, do mais simples ao mais sofisticado, cada presente que nem sempre é material, pode ser também um abraço apertado e muitas palavras de agradecimento. Todos são muito especiais!

Particularmente sobre os pacientes que estão agora neste fim de ano, conquistando a alta merecida, para aqueles que mesmo nesta época do ano que para a maioria, é uma época de reflexões intensas e que nem sempre desperta alegrias... para esses meus pacientes, este fim de ano está sendo um recomeço!!

Uma das pessoas de quem me despedi, deixando saudades mas também muita alegria, porque agora o sorriso sai naturalmente de seu rosto e a melhora é visível. Agora viver tem sentidos diversos e mais uma vez, depois de tantos anos em sofrimento, vive a possibilidade de um existir mais pleno e feliz!!

Esta pessoa me deixou um cartão de natal, que vou guardar sempre com muito carinho, sobre o que ela me escreveu, vou partilhar um trechinho com vocês:

"Drª Stella, no início foi muito difícil, enfrentar os desafios da terapia. Porque enfrentar a realidade e a verdade é sempre difícil. Expor e falar de tristeza, dor, sofrimento, medo, ansiedade, culpa e vergonha, raiva, felicidade e amor. São muitas emoções, intensas em nossas vidas. Mas com a sua ajuda eu aprendi a interpretá-las melhor. Eu me encontrava perdida e você me fez encontrar o caminho certo para as mudanças na vida. Ainda é preciso perseverar e compreender melhor o papel que todas essas emoções desempenham em nossas vidas, apesar de eu me sentir bem melhor em relação a essas emoções. É inevitável excluir o sofrimento, evitá-lo não nos leva a uma vida feliz, mas a forma de enfrentá-lo conduz à uma vida mais significativa.(...) De sua paciente e amiga."

Obrigada a esta paciente e a todos os outros, que compartilham comigo tanta dor para só depois de muito esforço, compartilhar também da sua melhora e a conquista de ter resolvido seus conflitos, aprendendo a cuidar melhor de si mesmo, para que só assim se mantenha a saúde e o desejo de viver.

Comemoro com vocês a melhora já conquistada!!! Desejo a todos que o ano de 2012, seja o ano para continuar a alegria conquistada em 2011; ou para cuidar das dores que ainda estão presentes; desejo para todos que aprendam a cuidar melhor de si mesmo e que encontrem novos recomeços...

Abraços fortes...

Obrigada também aos visitantes e seguidores do Blog pela presença em 2011, que no próximo 2012 o Construindo assuma mais e mais sentidos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário