domingo, 20 de fevereiro de 2011

Doenças Psicossomáticas


O conceito de psicossomática considera o ser humano de forma integral, entendendo o homem através do corpo, mente, alma e espírito, sem que exista uma separação ou fragmentação do mesmo. Compreende o ser humano em contextos diversos (social, familiar, relacional e profissional) entendendo que por estes meios ou contextos, o homem é direta ou indiretamente influenciado.

A psicossomática corrobora que corpo, mente, alma e espírito precisam estar em equilíbrio para que o homem mantenha sua saúde como um todo. Quando uma das partes está em desequilíbrio, esta poderá influenciar e até mesmo, provocar o desequilíbrio das demais, causando sintomas ou adoecimento.

E assim, surgiu a ciência que denomina como doenças psicossomáticas aquelas que tem origem psicológica, porém causam alterações e manifestações no corpo. Dessa maneira, entendemos o corpo como um espelho no qual se reflete o sofrimento ou conflito emocional. "Mens sana in corpore sano" significa "mente sã em corpo são". Corpo e mente estão interligados e os dois em equilíbrio significa saúde.

Quando os conflitos emocionais se agravam e já não é possível continuar reprimindo o sofrimento, o mesmo é deslocado da mente para o corpo, provocando alterações biológicas que caracterizam os sintomas e as doenças. São diversas as doenças que possuem fator psicossomático; ou seja, que podem ter origem ou piora de acordo com o estado emocional do indivíduo, entre elas estão: as alergias; artrites; câncer e doenças auto-imunes; doenças respiratórias (asma, rinite); gastrite e úlcera; doenças dermatológicas; impotência e disfunções sexuais; hipertensão arterial; fibromialgia; entre outras.

McDougall (1996) considera o corpo como “um palco de emoções”, neste sentido o homem adoece para punir-se ou proteger-se de conflitos e sofrimentos psíquicos. A mesma refere que se as defesas emocionais se esgotam, o corpo sob ameaça manifesta os sintomas ou doença, como uma descarga emocional que necessita acontecer antes da falência total do mesmo.

Simonton (1987) afirma que “a pessoa simplesmente não consegue mais lidar com o que está acontecendo e fica doente”. Ocorre geralmente após uma grande perda ou situação de vida que provoca intenso sofrimento, gerando sentimentos e dor emocional de grande proporção, sem que o ser humano tenha controle do que está sentindo. Grandes perdas quando não elaboradas criam adoecimento! Lutos, abandonos, perdas amorosas, traições, perdas de emprego ou aposentadoria para algumas pessoas, adoecimentos físicos graves com iminência de morte, perdas físicas ou funcionais por adoecimento que geram grande sofrimento emocional são algumas razões para que o sujeito necessite de assistência psicológica e não desenvolva uma doença psicossomática.

Saúde significa equilíbrio da mente e do corpo. Precisar de ajuda psicológica não significa ser fraco diante das dificuldades da vida, significa cuidar de si mesmo, valorizando sua saúde emocional da mesma forma que valorizamos a saúde física quando procuramos um médico diante do desequilíbrio do corpo.


Abraços fortes... uma ótima semana para todos...

Fonte de pesquisa:

MCDOUGALL, J. Teatros do Corpo: o psicossoma em psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SIMONTON, C. Com a vida de novo. São Paulo: Summus, 1987.




Nenhum comentário:

Postar um comentário