terça-feira, 14 de junho de 2011

Escolhas: é vivendo que se aprende


É interessante pensar sobre porque o ser humano realiza algumas escolhas e outras não... essa reflexão pode levar horas, dias, meses... uma vida toda e ainda assim, não se findar. Não siginifica que não existam respostas.. claro que existem, e muitas! Acontece que, o que nos mobiliza a escolher ou não escolher determinados caminhos na vida... sem dúvida está relacionado a nossa história de vida, diz sobre quem somos... quem nos tornamos... e sobre a herança (dos conteúdos internos) que recebemos de pessoas e nas relações que desenvolvemos desde o nosso nascimento.

Algumas características pessoais influenciam claro... tem gente que é extremamente impulsiva e ansiosa, age sem pensar antes, diz sem medir as palavras ditas... e claro, mas curiosamente... encontra justificativa pronta para aquilo que faz.

Tem gente muito "pé no chão"... gente que não sabe agir sem pensar muito no que vai fazer ou dizer, gente que pensa .. pensa.. pensa tanto e  se orgulha de ser assim, pois acredita que tem muito mais chance de acertar, já que sua reflexão prévia lhe permite traçar metas... antever complicações e finalizar com sucesso, aquilo que faz. Certo? Sim, porque não. Mas nem sempre isso acontece!

Na vida o autoconhecimento e a aceitação de que todos  nós podemos acertar e também errar em nossas escolhas, é muito importante para o sujeito reflexivo tanto quanto para o sujeito impulsivo. Ambos justificam seus modos de ser e existir no mundo. Quem nunca ouviu a frase: errar é humano, duro é insistir no erro. Para muitas pessoas é importante controlar e justificar tudo que faz, porque não se permitem errar... sofrem muito diante da possibilidade do erro. É comum ouvirmos dessas pessoas: tenho que conseguir sempre!

E aquele que pensa muito, pensa tanto que desiste e não tenta, sempre volta atrás. Vive constantemente desistindo de seus desejos e reprimindo a impulsividade que não se permite ter, reprime também a sua criatividade e/ou qualquer possibilidade de realização para toda construção de pensamento que se tem.

Escolhas... uma vez ouvi assim: "Aquele que tem tanto medo de escolher e diz que não vai escolher nada, acabou de escolher por não escolher e sofre pelas conseqüencias desse medo e anulação."

Escolher faz parte da vida, da mesma forma o aprendizado diário sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos cerca. Escolha bem feita não é certeza de acerto, escolha bem feita é aquela que nos permite buscar aquilo que nos faz sentido e se não der certo, vale pela tentativa e pela fé que dedicamos a nós mesmos. 

Escolhas dizem muito de nós, tanto quanto a atitude de desistência por uma escolha que deixamos de fazer, seja por qual for o motivo. A dúvida, o medo, a repressão, a desistência constante, a insegurança e às vezes, o adoecimento do corpo e do emocional diante das desistências, precisam de cuidado.

Pessoas de todas as idades carregam o duro fardo, o sofrimento e a necessidade de ter que conseguir SEMPRE. Esse pensamento e atitude frente a vida ou frente as escolhas, são desencadeadas pela insegurança que provoca sofrimento e adoecimento em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Claro que muitas escolhas são difíceis, assim como viver as lições diárias que a vida nos traz, não é nada fácil. Para você que se percebe em sofrimento, para os pais que observam em seus filhos o sofrimento diante das escolhas da vida, para quem necessita de ajuda para conhecer mais a respeito de si mesmo e para buscar o que tanto deseja, também para aquele que NÃO CONSEGUE escolher e que se sente PARALIZADO ou INCAPAZ de buscar o que deseja....  procure ajuda psicológica, cuide-se e seja feliz! Você merece!!


Abraços fortes... 


"A vida é a soma de todas as suas escolhas."
(Albert Camus)

2 comentários:

  1. O duro é quando vc pensa, pensa, repensa e mesmo assim acaba escolhendo a opção errada...e erra! E se arrepende! E dá a volta por cima...tô esperando com muita fé a terceira opção...

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Semi, que saudade de você por aqui! Tenho certeza de que a terceira opção neste caso, é só uma questão de tempo para acontecer... Te admiro muito, viu!

    Bjão!!

    ResponderExcluir