sábado, 22 de outubro de 2011

Quando o coração fala mais alto


Depois de um mês e um dia... olha eu aqui, de volta ao Construindo... que saudades!! A correria e o cansaço me vencem todo fim de dia, não quer dizer que outros projetos ou atividades sejam mais importantes, é que realmente não dá pra abraçar o mundo... apesar de que, o que nunca falta é vontade.. de mais e mais trabalhar e trabalhar, fazendo aquilo que tanto amo. Tenho muito amor pela profissão que escolhi... escolhi muito cedo, ainda menina, que seria psicóloga. Sabe quando a gente vê aquela criança dizendo... quando eu crescer eu quero ser... comigo foi assim. Eu sempre desejei cuidar de pessoas e graças ao incentivo de minha família, graças a Deus... posso dizer que me sinto profissionalmente feliz mas ainda não totalmente realizada. Digo isso porque se Deus me permitir, ainda vou fazer meu mestrado.. quero dar aula para pessoas que como eu, escolheram cuidar de pessoas e sabem da importância e seriedade dessa escolha. 

Cada pessoa que atendo, seja no hospital ou no consultório, traz dentro de si muito sofrimento... é gratificante quando pouco a pouco, vejo que aquela pessoa passa a confiar em mim, permitindo que eu lhe ajude a aliviar suas dores, a curar ou cuidar de seu sofrimento, para que volte a ter esperança e força para enfrentar suas dificuldades. Por isso, agradeço a todos os meus pacientes e também aos seus familiares que me permitiram e que se permitem dividir comigo suas histórias, seus medos, suas dores, seus sonhos, suas fraquezas e incertezas, suas limitações e dificuldades, seus erros e a culpa, suas vidas e suas preocupações, suas frustrações... mas também suas vitórias, suas alegrias, os aprendizados e novos caminhos traçados.

Esses dias recebi uma paciente idosa, que começou o atendimento dizendo que precisava encontrar uma resposta para seu conflito... dizia que não tinha certeza se agiu correto na criação dos filhos. Dizia: "Stella, eu não sei.. acho que sou culpada, meus filhos eles são muito coração sabe, são sensíveis e eles não conseguem às vezes uma melhor colocação no trabalho deles porque eles agem muito com o coração. Eles trabalham para empresas que visam ganhar dinheiro e meu filho, o cargo dele exige dele muito trabalho, mas o reconhecimento não é lá essas coisas, vejo ele que também já tem uma certa idade, tendo que trabalhar tanto e estudar ainda, ele sempre estudou e ainda hoje, faz um curso na USP, é uma pessoa tão dedicada e a empresa não valoriza, ele não passa dificuldades, mas para tanto esforço, merecia uma estabilidade financeira, sabe? Já teve oportunidades de ganhar dinheiro de forma desonesta, mas ele não é assim, não que eu lamente.. mas às vezes me pergunto, ele que batalha tanto, se fosse menos coração, será que ele não estaria melhor. Não sei se agi certo em ensinar meus filhos a ser assim, com os outros filhos é igual."

Minha paciente quase no final do atendimento, contou que esteve esses dias no ambulatório, esperava por uma consulta médica e veio a "mocinha da recepção" avisar que a médica esperava por ela na observação (lugar onde ficam os pacientes que precisam tomar medicação por soro ou de atendimento médico por alguma intercorrência). Não entendeu porque tinha de ir lá mas foi... chegando, encontrou a médica que estava sendo medicada por causa de uma enxaqueca e lá, a consulta discorreu assim... a médica no soro e por uns 40 minutos ou mais, a paciente sendo atendida com todo cuidado e carinho de que precisava. A paciente disse assim: "Stella, veja bem... ela não estava passando bem e ficou lá me atendendo, olhou prontuário, meus exames e me ouviu com atenção, podia ter desmarcado sei lá... ela não estava bem, mas ela cuidou tão bem de mim, ela sempre cuida, isso me fez tão bem... sai de lá tão melhor, me senti importante sabe, ela cuidou de mim." 

Conversamos a respeito de sua dúvida no início do atendimento e do seu relato sobre a consulta, sobre a diferença de quando realizamos alguma coisa na vida e agimos com o coração. Ela então entendeu e finalizou seu relato, dizendo que "é tem coisa que dinheiro nenhum compra, quem não vive a vida agindo com o coração, perde muito mais né?" 

Gratidão não tem preço que pague... cada paciente que chega e sai, mais leve... sorrindo ou mesmo chorando a dor que antes estava reprimida ou ignorada, cada pessoa que passa a construir novas possibilidades de existir ou que ressignifica a vida antes de sua morte... cada pessoa que consegue crescer e ser mais e mais autêntica em suas escolhas e realizações... cada pessoa que te olha nos olhos, te abraça apertado e que te diz com os olhos e sorriso... estou bem melhor... a cada uma delas.. muito obrigada!

Desejo mais e mais receber da vida, oportunidades de continuar cuidando e crescendo junto de pessoas assim, que sabem da importância que tem o coração em tudo que a gente acredita e faz.

Beijo grande... nos corações...

2 comentários:

  1. Vc é muito boa no que faz e faz com prazer, com o coração e isso com certeza ajuda muita gente a se entender, a se cuidar, pq teve uma excelente orientação!!! Queria eu ter certeza daquilo que escolheria prá minha vida desde cedo, sem ter que me sentir um tanto quanto perdida agora, sem saber muito o que fazer...

    Bjo bem grande

    ResponderExcluir
  2. Olá Semi.. obrigada pelo comentário e carinho em suas palavras. Eu digo sempre que tenho o privilégio de trabalhar com o que amo, sei que minha escolha foi cedo, quando eu nem fazia ideia de como seria... depois de muito estudar e aprender, depois de longos anos de trabalho como psicóloga, posso dizer que hoje sim, posso dizer que acertei na escolha. Só vivenciando para saber se nossas escolhas darão certo ou não, se encaixam ou não... muita gente sente como se não soubesse o que quer fazer mas talvez já saibam sim, acontece que a incerteza e insegurança que existe quando iniciamos algo novo, muitas vezes é o que nos impede de ir adiante! Tente perceber o que lhe interessa ou chama atenção, pense se já tem o que precisa para iniciar o que deseja, busque ferramentas ou conhecimento para que tenha mais segurança e chance de dar certo... Bjo no coração!! Se cuida moça...

    ResponderExcluir