segunda-feira, 21 de junho de 2010

Enfrentando as dificuldades da vida

Ontem assisti uma colega de profissão, apresentando uma pesquisa sobre resiliência. Para quem não sabe o que significa, trata-se "da capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas" (Fonte: Wikipedia).

Hoje no consultório, atendi uma paciente bastante querida, exemplo de ser humano que conquistou através do enfrentamento de diversas dificuldades, o privilégio de dizer: - “Apesar de tudo que sofri e me fizeram sofrer, sou feliz, muito feliz.”

Uma senhora, que na já infância vivenciou grandes dificuldades. Esteve próxima do fim da vida aos 9 anos e refere que desejou muito viver, por isso pediu a Deus que lhe poupasse.

Cresceu como parte de uma família em que seus genitores eram pessoas sem escolaridade e batalhadores. Descreve uma relação familiar permeada de muitas cobranças. Desde criança, aprendeu a ter responsabilidades de adulto, contribuindo com o sustento da casa. Pouco recebeu de demonstração de afeto e/ou carinho. Porém, não fugiu às responsabilidades e cumpriu com o papel que lhe foi dado pela família.

Casou-se aos 17 anos, considera que foi um casamento precoce. E apesar das dificuldades, viveu para seu esposo e seus 4 filhos. Viveu ainda, o desafio de muitos anos sofrendo com situações vexatórias e de desvalorização. Foi tratada assim, por pessoas que descontentes com suas vidas, transferiram para a mesma, todos os sentimentos negativos que carregavam. Sentiu-se muitas vezes humilhada.

Vivenciou sucessivas perdas, considera como as mais difíceis, as perdas afetivas pela morte de sua filha ainda adolescente e acometida por doença grave e fora de possibilidades curativas; e há 7 anos, do cônjuge.

O que se destaca nesta paciente, é o modo de enfrentamento com que a mesma vivenciou todas as dificuldades. Em nenhum momento, desconsidera suas dores; porém, consegue destacar tudo que conseguiu; seu crescimento pessoal, as respostas dadas ao sofrimento e a conseqüência delas em sua vida. “Sou feliz. As pessoas estranham minha felicidade e eu só digo que não vou viver lamentando, pra quê se isso não resolve?”

Essa paciente reconhece e expressa sua dor, principalmente diante dos rompimentos e perdas. Mas realizou e como realizou! Viveu e vive intensamente cada dia de sua vida! Tem uma vivacidade invejável. Um amor pela vida... autêntico, verdadeiro. Diz com toda a sabedoria conquistada, que faz a sua parte e não tem porquê não perdoar quem lhe fez mal, principalmente porque aprendeu a dizer tudo que sente e a não guardar mais nada.

Ela fala e faz o que precisa para ser feliz. Mesmo que o outro não aceite sua alegria ou perceba seu cuidado, continua por aí espalhando alegria e bom exemplo, de que felicidade boa é aquela que conquistamos. A felicidade “esperada”, é a que nunca chega ou se concretiza.


Beijo grande... ótima semana para todos vocês!!!
.

"O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós."
(JEAN PAUL SARTRE )

2 comentários:

  1. Tudo ganha mais sentido quando observamos determinado assunto, ou objeto, ou situação, com olhos atentos e de alma aberta. Seja lendo, escutando ou tocando, toda forma de construir sentido, se bem empregada, nos impulsiona ao desenvolvimento pessoal, ao autoconhecimento.

    Quando tirei o véu dos meus olhos para muitas verdades internas e deixei que a terapia, em mim, fizesse sentido, pude perceber o quão pouco sabia a respeito de mim mesmo. E o quão pouco sabia do papel que o outro representava em minha vida. Quando entrei nesse espaço e li tudo o que escreveu com olhos de quem vê pela primeira vez e sem pré-conceito, pude entender o quanto palavras ditas, a princípio, sem muita pretensão podem tocar fundo nossa alma e nos despertar sentimentos inimagináveis.

    Parabéns pelo espaço, gosto muito daqui. Torço para que continue escrevendo e ajudando as pessoas que frequentam o blog.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, muito obrigada por compartilhar de seus pensamentos e sentimentos. Obrigada pela delicadeza de suas palavras e pelo incentivo, para que este espaço cresça e dê bons frutos.
    Posso dizer que compartilho deste mesmo desejo! Acredito que não só as minhas postagens, mas também comentários como o seu, que falem a respeito do que fez sentido (para cada um) naquilo que foi colocado por mim e sobre o que também não fez. Lembrando que as leituras que fazemos, o modo de ver e sentir de cada um é único e valioso, bastante valioso!

    Espero que se desejar, compartilhe mais vezes de suas reflexões e vivências.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir