quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arte de envelhecer


A partir do nascimento, todos nós iniciamos o processo de envelhecimento, como parte do ciclo vital de todo ser vivo. Apesar disso, verifico que cada vez mais, o envelhecimento é combatido como se combate um grande vilão e as armas estão cada vez mais sofisticadas. Ou seja, atualmente muitos recursos são utilizados para que o indivíduo não envelheça.

As promessas crescem dia a dia, os produtos chegam ao mercado e as pessoas os consomem, ás vezes de forma desenfreada. Pouco se reflete a respeito deste processo ou dessa tentativa de vencer o grande mal que culmina na velhice. Envelhecer com saúde é um tema que disputa lugar com os conceitos de vencer o envelhecimento a qualquer custo.

Ninguém deseja morrer, mas todos desejam viver bastante. Acontece que só vive bastante quem envelhece! Portanto, só não envelhece quem morre cedo. Dessa maneira, é crescente o número de pessoas em atendimento psicológico que buscam pelo retardamento da velhice e sofrem das "dores da vaidade".

Em alguns casos, desde a infância surge o medo constante de não permanecer belo ou de perder seu valor, em decorrência das mudanças que o tempo de vida gera em nossos corpos. Crianças e adolescentes aprendem com seus responsáveis como é ser belo ou feio, mas infelizmente poucos recebem orientação sobre como crescer e envelhecer com saúde. Crescem e permanecem inseguras, demonstrando comportamentos de risco para a sua saúde física e emocional.

Adultos e idosos, cada vez mais munidos de recursos para retardarem o envelhecimento, esquecem de viver as belezas e ganhos de cada fase da vida, chegando à velhice com desejos adiados, pendências e conflitos emocionais ou ainda, doentes fisicamente e emocionalmente. Isso porque a busca pela saúde ficou em último plano, ou porque os excessos e abusos geraram corpos e mentes desgastados pelo tempo e motivo de insatisfação ou sofrimento.

Pensem nisso, vivam cada fase da vida e mantenham o autocuidado sem abusos ou excessos... sua saúde física e emocional agradece!!


"Às vezes ouço passar o vento e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

(Fernando Pessoa)

Abraços fortes...

2 comentários:

  1. Pessoa querida... que saudade!!!
    Vc está sabendo que seu ídolo maior, Rubem Alves, estará no Sesc Vila Mariana no dia 16/03? Será um bate-papo com o público e eu quero muito ir. Bora lá? Será às 20h, entrada gratuita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ca,compartilho da mesma saudade! Eu não sabia disso e adoraria ir, mas se eu não me engano, vou dar uma aula à noite no dia 16/03. Vou confirmar e aviso. Se eu estiver livre, claro que podemos ir!

    Se eu não puder, por favor não perca essa oportunidade. Obrigada por ter avisado e quem mais se interessar, deve ir com certeza! Imagino que estar com Rubem Alves será um encontro maravilhoso, daqueles que a gente de vez em quando lembra e sente saudades...

    Beijo grande.. apareça!

    ResponderExcluir