quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um dia sem dor


Atendo diariamente pessoas que por inúmeras razões, desejam o fim de suas dores físicas e emocionais. Ouvi de uma paciente que está gravemente enferma e já é idosa, que na época da sua mocidade, não sentia nada, nunca ficava doente.Ouvi de outra paciente, que ela nunca se preocupou em cuidar de si mesma porque nunca precisou.

Esta semana muitos de meus pacientes entraram em contato com experiências de dor emocional, daquelas que não passam rapidamente, mesmo com medicação e cuidado, daquelas dores que marcam a alma para sempre.

As dores podem paralizar a vida de uma pessoa temporariamente ou por muitos e muitos anos. Há dores que tiram a força física e emocional, que fazem com que nada mais tenha sentido, que provocam medo, angústia, insegurança, tristeza e depressão.

Há dores que ocupam o espaço de tudo em sua vida, que não lhe permite mais trabalhar, estudar, ter convívio social, estar junto e cuidar de sua família, de ter alegrias e cuidar de você mesmo. Que não lhe permite viver, até que você procure ajuda para cuidar ou curar essa dor.

Seja por uma dor física ou emocional, o medo de sofrer novamente, pode te impedir de viver experiências semelhantes as anteriores, que lhe causaram tanta dor. Um dia sem dor... Só quem vive e sente as dores que adoecem corpo e mente, sabe como pode ser precioso um dia sem dor.

Valorize o que se tem de melhor na vida. Cuide da sua mente e de seu corpo. Cuide de seus pensamentos e sentimentos. Não adie o cuidado com suas dores. Não adie o tempo de que necessita para se dedicar a você mesmo.

Algumas perdas são inevitáveis e/ou irreparáveis. Cuide de você para que essas perdas não consumam seus dias e noites, para que não levem de você, tudo mais que também lhe é bastante precioso.


Abraços fortes...


Agradeço a todos pelos acessos que ultrapassaram 14.000 desde o início do Construindo. Mesmo já  não escrevendo com tanta frequência como gostaria, me sinto feliz porque junto com vocês, dia a dia este espaço cresce e adquire mais e mais sentidos. Obrigada!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário