terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vida e Morte



"Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. (Rubem Alves)


Hoje se vive, amanhã se morre. Algumas doenças simplesmente não mandam aviso, quando descobertas podem ser de difícil tratamento ou ainda, pode o tratamento não ter como objetivo a cura. Dia a dia vivencio e cuido de pessoas que estão doentes ou que ficam doentes de repente. Não é raro ouvir que a pessoa que se descobriu doente, nunca teve nada, nunca precisou se cuidar, nunca nem internou na vida.

Passou o tempo em que se ouvia que doente de verdade, daqueles que adoecem gravemente são os que não vão ao médico, os que não se cuidam. Ou aqueles que já são idosos, aqueles que já tem sim uma coleção de doenças e tomam uma lista quase infinita de medicações.

Na realidade, adoece quem vai ao médico e quem não vai, adoece quem se cuida e principalmente quem não se cuida emocionalmente. Mas claro que nem sempre é por descuido que a doença chega e desestabiliza a todos, pessoa doente e seus familiares, às vezes até o médico cuidadoso e compromissado, que sempre acompanhou seu paciente, é pego de surpresa e sofre pelo inevitável.

As perguntas diante de situações assim, que envolve vida e morte são muitas. Poucas serão respondidas, mas ainda assim o significado para tanto sofrimento é sempre questionado por todos os envolvidos. Hoje, cheguei ao hospital onde trabalho para ir a uma reunião de equipe e conheci uma mãezinha que ainda perdida entre a dura realidade da descoberta de um câncer em sua filha de 6 aninhos, mantinha a esperança de que tudo ficaria bem.

Suas palavras diziam que ela estava agora sendo cuidada pelos médicos, mas seus olhos e o tremor de suas mãos, seu rosto ruborizado e as lágrimas contidas nos olhos, diziam do medo e da dor de uma possível perda ou separação.
A vida é sentida pelo instante do aqui-e-agora, nenhuma certeza podemos ter sobre o tempo de vida de alguém que está doente e sem possibilidade de cura. Da mesma forma, nenhuma certeza podemos ter sobre quanto tempo ainda teremos para realizar tudo que adiamos, tudo que nos é importante, tudo que ensaiamos e que pouco colocamos em prática.

Viva e se deixe viver, realize e esteja mais perto do que lhe faz sentido, permita que sua vida aconteça. Desate as amarras que te impedem de viver a vida neste instante. Cada dia é único em nossas vidas, este dia de hoje, amanhã já terá passado. Nenhum dia é igual ao outro, assim como você que está tão longe de ser quem você realmente necessita e deseja ser, pode mudar o que lhe causa tanto mal para dar início a uma vida plena... com sentidos que lhe permitem ser e existir como quem vive o melhor e o mais belo momento de sua vida!! Esse momento é hoje... amanhã? Já não sabemos mais...

Vida e morte ensinam ao ser humano como é importante dar valor ao que realmente importa e como é necessário se desfazer do que não agrega, do que não deveria ter tanto valor.

Beijo no coração e muita esperança para todos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário