domingo, 12 de fevereiro de 2012

Maternidade Interrompida


O drama emocional de quem assiste seu sonho virar pesadelo, daqueles que marcam sua vida pra sempre, é o que ocorre com mães que durante sua gestação ou após o nascimento de seus filhos, perdem a chance de verem seus filhos crescerem.

Quando fiz a especialização em Luto, conheci o livro "Maternidade Interrompida" de Maria Manuela Pontes. Neste livro, encontramos histórias de mães e mulheres que sofreram uma ou mais perdas, sentindo a dor que desperta reações ou sentimentos diversos e na maioria das vezes, que faz com que essas mulheres sintam vergonha e culpa por não terem conseguido manter seus filhos vivos até o fim da gestação ou por não ter conseguido salvá-los.

Muito cuidado se você conhece alguma mãe e pai de crianças que morreram tão prematuramente! Nenhum deles deseja ouvir palavras de "consolo", como por exemplo: "você é jovem, terá outro"; ou "ainda bem que não nasceu, vocês nem conheceram, teria sido pior"; ou "você se recupera logo".

Trabalho em Maternidade e UTI neonatal, digo que ver essas mãezinhas e paizinhos perderem seus tão sonhados filhos... é indescritível. Somente eles conseguiriam descrever a dor que estão sentindo! Tenhamos respeito por essas pessoas, com suas perdas e suas dores!

Conheci esta semana uma mãezinha que quase abriu mão do seu sonho de ser mãe, porque há 10 anos atrás perdeu uma filha recém-nascida em seus braços. Há poucos dias nasceram seus filhos, gêmeos e ainda prematuros, foram para UTI neonatal e lá estão recebendo cuidados para sobreviverem. Vi esta mãezinha com muito medo, medo de perder novamente, entrando na UTI com o coração dilacerado e chorando bastante, pois não queria deixar seus filhos sem ela. Vi o paizinho muito forte, querendo passar a mesma força para sua esposa e seus dois menininhos. Vi uma família que já estava formada bem antes deste nascimento, ligados através do amor, lutando para permanecerem juntos de agora em diante. Uma mãezinha e um paizinho, assustados e orgulhosos de seus filhos tão lindos!

Toda mulher e todo homem que vive uma dor como esta, a perda de um filho, precisa de assistência psicológica e acima de tudo, do afeto e respeito de seus familiares e amigos. 

Beijo no coração de todos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário