quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bullying


O assunto é de extrema importância e por isso, acredito ser relevante este tema para iniciarmos uma discussão e para aqueles que nunca ouviram falar, vale o alerta de que vem ocorrendo cada vez com mais freqüência entre crianças na fase escolar, das mais variadas faixa etárias.


Bullying se caracteriza por comportamentos violentos, que se configuram através de atitudes preconceituosas e/ou atos de covardia contra as diversas vítimas dessas ações praticadas pelos assim chamados bullies (agressores).

Esses comportamentos ou atitudes agressivas podem ser:


- verbais: insulto, ofensa, xingamento, gozações, apelidos pejorativos, piadas ofensivas, etc.

- físico e material: bater, chutar, machucar, empurrar, roubar ou furtar, destruir pertences das vítimas, etc.

- psicológico ou moral: irritar, humilhar, ridicularizar ou desvalorizar, excluir, ignorar, desprezar, isolar, difamar, tiranizar, dominar, perseguir, aterrorizar ou ameaçar, etc.

- sexual: abusar, violentar, assediar, insinuar, etc.

- virtual: espalhar calúnias ou maledicência através dos recursos tecnológicos de comunicação (celular, internet).

Os bullies atuam geralmente em bando, o que contribui para a exclusão social da vítima e em muitos casos, para a evasão escolar ou dificuldades na aprendizagem.

Como conseqüências emocionais e comportamentais, os estudos falam sobre o agravamento de problemas emocionais já existentes e ainda, que a vivência recorrente das agressões praticadas contra as vítimas de bullying, pode desencadear distúrbios psicológicos, tais como: sintomas psicossomáticos, transtorno de pânico, fobia escolar, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada, depressão, anorexia e bulimia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático, suicídio, entre outros. As vítimas geralmente são crianças inseguras ou com baixa auto-estima.

Vale ressaltar que os agressores tornam-se adultos e podem continuar praticando bullying não mais como alunos, tornam-se professores e/ou profissionais de diversas áreas, praticando ações que denotam abuso de poder, intimidação e prepotência. Dessa forma, conseguem manter sua autoridade e domínio sobre o outro (vítima).

“É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis”.

Sobre o assunto, continuarei problematizando em outras postagens.
.
Fonte: Ana Beatriz Barbosa Silva - Bullying: mentes perigosas nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário