quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cuido bem de todo mundo, mas não sei cuidar de mim...


A situação é séria, cada vez mais se observa a prevalência de pessoas que adoecem pela sobrecarga física e emocional, decorrente do exagero ou excesso de atividades e responsabilidades no cuidado com o outro. Em contrapartida, esses cuidadores natos, demonstram total descuido consigo mesmo.

Posso dizer, pelos casos que acompanho e outros discutidos com outros profissionais na instituição de saúde em que trabalho, que mais de 80% dos pacientes de nosso serviço para doentes crônicos, são de pessoas que dedicaram ou dedicam-se no cuidado de outras pessoas e não dispensam qualquer tempo consigo mesmas.

Negar algo a alguém tem o peso de magoar ou desamparar aquele que pede por ajuda. Acontece que se esse não, nunca é dito para o outro, pode ter certeza que vem sendo dito por você ... aos seus desejos, realizações e necessidades em 100% dos casos.

Difícil né? Uma paciente me disse: “Aprendi que só invadem o meu quadrado porque eu deixo, porque nunca fiz nada por mim, só pelos outros.”

Essas pessoas que não cuidam de si, na velhice... não saberão do que gostam ou precisam, pois há muito tempo deixaram de pensar em si mesmas, viveram sempre em função do outro.

Dessa forma, generosidade acaba custando muito caro! Tudo tem peso e medida, qualquer exagero pode levar ao desperdício. Aquele que só recebe, não aprende a valorizar e acaba desperdiçando tudo que conseguiu sem investimento, sem esforço próprio.

Como é difícil dizer não! Essa palavrinha sai fácil fácil da boca de algumas pessoas, já de outras... é um martírio!

Como ser generoso com o outro e não ser generoso consigo mesmo? Muitas pessoas se relacionam dessa forma com seus afetos e se magoam com a indiferença dos mesmos, que não reconhecem suas necessidades.

E você, que vive a vida cuidando de todos, sempre esquecendo de você. Quando vai começar a ouvir suas necessidades? Quando a sua generosidade vai ser partilhada com você mesmo?

Cuidar do outro é gratificante, sei disso. Mas não cuidar de si mesmo, pode gerar sofrimento e adoecimentos graves ou irreversíveis. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário