quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cuidando de quem cuida

Realizo atualmente, no ambulatório em que trabalho, grupos para familiares e/ou cuidadores de pacientes com demência e ainda, para cuidadores de idosos fragilizados (gravemente enfermos e dependentes de cuidado).
Considero muito importante cuidar de quem cuida. Seja ele um familiar ou cuidador profissional. Sabemos que só cuida do outro quem está bem (fisicamente, emocionalmente e espiritualmente). Sabemos o quanto é importante o exercício do autocuidado para manter nossa saúde como um todo (mente e corpo). Porém, por que será que para algumas pessoas, cuidar de si mesmo se transforma um problema?
Este tema já foi abordado em publicação anterior, quando falei a respeito das dificuldades de realizar o autocuidado.
Neste momento, gostaria de reforçar o que já disse e ainda, convidá-los a refletir sobre as consequências dessa falta de cuidado consigo mesmo.
O estresse ou sobrecarga física e emocional provoca adoecimento! Diariamente, recebo para atendimento, pessoas que viveram em função do outro. Do cuidado, dos desejos e necessidades do outro. Muitas vezes se anulando!
Mães, pais, mulheres, homens... pessoas que trabalharam dentro e fora de suas casas com a finalidade de cuidar de seus afetos. E esqueceram de cuidar de suas necessidades.
Como resultado, os filhos crescem e seguem suas vidas... fica o vazio existencial, a solidão e a doença. As oportunidades passam, as realizações não se concretizam e o reconhecimento do outro, por toda a sua renúncia ... muitas vezes não vem!
Já observei casos, em que filhos se magoam pela atitude de seus pais, que abdicam e cobram excessivamente o cuidado e as renúncias que fizeram.
Cuidado! Se você se entristece pela falta de cuidado do outro consigo mesmo. Se essa pessoa é alguém para quem você NUNCA soube dizer não. Alguém que exige cada vez mais, sem valorizar o seu esforço e dedicação. Pense se você também não está se desvalorizando, quando se coloca sempre em último lugar na relação. Quando nunca se favorece com suas atitudes.
Esta postura diante do outro pode ocorrer por diversas razões. O importante é que você as reconheça e promova as mudanças necessárias, e se volte para o cuidado ou preservação de sua saúde.
Caso não consiga sozinho, busque ajuda de um profissional da psicologia. E seja feliz!!!
Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário