sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ciranda da bailarina - Chico Buarque

Esta publicação é um desejo de compartilhar não só uma música que diz tanto, mas principalmente mais uma lição aprendida... mais um aprendizado. Assisti pela manhã uma conferência sobre o profissional da saúde e a necessidade de que o mesmo exerça o autocuidado. Aprendi muito com a queridíssima Regina Liberato, que mais uma vez me fez pensar bastante sobre o quanto nós, que nos dispomos a cuidar do outro, não podemos esquecer que somos tão humanos e vulneráveis quanto e por isso, também precisamos de nosso cuidado!

Regina disse em sábias e experientes palavras, que apesar de nossa formação, não deixamos de ser seres que também vivenciam perdas de amores, financeiras, carregamos nossas dores e sofrimento, temos uma história específica, adoecemos e portanto, nada nos difere de quem nos procura. Por isso, ela diz que somos todos, enquanto seres humanos ... iguais e temos de tudo (como na música do Chico).

"Nos afetamos e afetamos ao outro." Cada encontro com este outro que está separado de mim, deve promover mudanças internas. E se ninguém vive sem um outro alguém, que façamos de forma saudável, sem que ninguém seja melhor do que ninguém. Sem que ninguém mereça mais do que o outro alguém. Sejamos nós mesmos, sem desrespeitar quem quer que seja. Sem desrespeitar a nós mesmos! Somente assim, construimos verdadeiros laços de afeto, somente assim conseguiremos conviver em harmonia na relação com o mundo externo e principalmente, com o mundo interno... com quem somos.

E para finalizar, mais uma frase de Regina: "não é possível reconhecer sofrimento, se não reconhecemos de alguma forma em nós mesmos". Sábias palavras...

Desejo a todos um ótimo fim de semana... amanhã tenho mais congresso, mais a aprender e também para compartilhar.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário