quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O estresse da mulher bombril



O texto hoje fala da mulher que no dia a dia assume várias funções, que se sobrecarrega fisicamente e emocionalmente, que vive para cuidar da família e das funções de senhora do lar...
Podemos ampliar a reflexão, pensando na mulher que além dessas funções, também é responsável por parte ou total sustento da casa, que diante de tantas atividades, não consegue tempo algum para cuidar de si mesma.
Essa mulher com certeza deverá adoecer e com o tempo sofrerá frequentemente com sintomas depressivos, ansiedade elevada, sinais e sintomas de estresse ocupacional e outras desordens, também físicas.
Em casos graves, a depressão pode levar a tentativas de sucidídio. Ou a comportamentos de risco, como por exemplo, os vícios envolvendo álcool e cigarro. E até mesmo comportamentos compulsivos por compras, alimentos, jogos, etc. Além disso, aumentam todos os dias, o número de mulheres cardíacas.
Novamente voltamos ao seguinte questionamento: será possível cuidar de alguém e nos manter felizes e saudáveis, quando nos abandonamos? Quando deixamos de cuidar e valorizar quem somos?
É comum mulheres que ao viverem a vida como as descritas "mulheres bombril, com mil e uma utilidades", em determinado momento da vida, principalmente quando já adoecidas, se percebem ou se arrependem de não terem se amado mais.
Para vocês que são fortes e capazes de muitas coisas, acreditem... é possível continuar realizando e cuidando de filhos, marido, casa, trabalho... e ainda, se incluir nesta lista. A tarefa é árdua, mas importante demais e possível! Cuide melhor de si mesma e verá que durante muitos anos, viverá e cuidará bem de todos os seus.
Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário