quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Morte emocional e morte física


Todos os dias encontro pessoas, cada um com sua história de vida passada e presente, com seus desejos reprimidos e realizados, com suas vitórias e suas dores.

Todos os dias, recebo pessoas em busca de uma razão para viver, resistindo às dificuldades para continuarem sua luta diária. Seja por qual razão, o que mais desejam é encontrar um motivo para seguir adiante.

Não posso e não acredito que seja possível mensurar quais dessas pessoas sofreram ou perderam mais em suas vidas.

Todos os dias, aprendo que o não existir é doloroso demais para os que sofrem e se percebem mortos em vida ou extremamente insatisfeitos e infelizes; também, para os que vivem a dura realidade de uma enfermidade que os aproxima da morte do corpo.

Estar vivo e não sentir-se vivo. Estar enfermo e sentir-se morrendo, apesar dos anseios e sonhos não realizados. Quanta dor se observa nessas duas vivências!

Todos os dias escuto pessoas em grande sofrimento... todas elas anseiam viver. Até hoje os pacientes que atendi e que no momento de desespero ansiavam pela morte, expressavam o desejo de não sofrer mais e ansiavam por viver sem tanta dor.

Viver é o que todos desejam... se de alguma forma se está aprisionado pelas dificuldades ou pelo adoecimento, é necessário buscar ajuda profissional, porque a falta de cuidado com nossa saúde emocional e física, é a maior causa dos adoecimentos.. principalmente daqueles que acarretam em morte da alma ou emocional e morte do corpo.

Pensem nisso!
Abraços fortes...

2 comentários:

  1. http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=978-85-7559-133-8

    http://www.youtube.com/watch?v=l1iJvo7V3oQ

    http://blog.controversia.com.br/2009/01/05/um-ataque-ao-imprio-de-kronos/

    Visito seu blog e em muitas ocasiões me beneficio de seu texto e de sua sabedoria.
    Deixo aqui a sugestão para uma leitura instigante e bem atual.
    Abraço farto de tempo...
    lilian

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian... muito obrigada pelas sugestões e pelas palavras. Fico muito feliz em saber que você visita o blog e gosta das postagens. Não conheço a autora que você sugeriu, apesar de não ser psicanalista, gosto de ler sobre outras linhas teóricas. Você é psicóloga? Abraços fortes.. e fartos!

    ResponderExcluir