quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O hábito de esperar que a felicidade caia do céu


Esta tirinha do Laerte, se refere a um dos hábitos e/ou comportamentos mais frequentes em muitos seres humanos. Diante do sofrimento e dificuldades, clamamos por ajuda... de Deus ou de alguém.

Receber cuidado e ajuda em situações desesperadoras, sem dúvida pode aliviar a dor. Porém constantemente, muito se pede ou se espera, e pouco se valoriza do que já foi conquistado ou do que já se tem.

Neste sentido, recebo cada vez mais em atendimento, sujeitos que em busca do inatingível, perdem e desvalorizam o que já possuem e muitas vezes o que recebem dos afetos e da vida. Oportunidades, amores, amizades ... quanto se perde nesta busca pelo impossível, pelo ilusório, pelo que esperamos alguém nos dar! Toda busca envolve investimento, quando não se investe... não se busca, apenas se espera.

Ouvi de um paciente hoje, "com o tempo e com a experiência que adquirimos na vida, aprendemos que perder é difícil demais. Vejo muita gente dizendo que não consegue nada, que nunca ganhou nada de graça. E por que isso é tão ruim? Eu já senti assim também. Eu vivi uma vida esperando, apenas esperando... ganhei muitas coisas, mas perdi muito mais. Não valorizei e nunca conquistei nada."

Exercite mais o hábito de pensar sobre suas atitudes e pensamentos ou desejos. Busque o que lhe deixa feliz e peça ajuda quando precisar e não seja apenas expectador ... viva e participe sendo responsável pelo que lhe acontece. E acima de tudo, pare e pense no que já conquistou e no que já lhe foi dado, antes que a vida passe e junto com tudo que é importante, seus afetos se percam.

Beijos!!

2 comentários:

  1. Você tem idéia de quantas pessoas vem ajudando com o "Construindo Sentidos"?

    Tem noção que através de seus textos (que são incríveis), você tem levado pessoas, que sequer conhece, a refletir e fazer diferente?

    Sorte daqueles que podem ter você, uma profissional tão singular, cuidando das feridas da alma.

    Sorte a minha que posso te chamar de minha amiga.

    beijooooo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mais uma vez pelo carinho e comentários. É com o objetivo de contribuir para o bem-estar e saúde emocional das pessoas que entram no blog, que procuro sempre que possível, publicar algo que oriente ou ajude a pensar, salientando sempre a importância do autocuidado.

    Bjo grande!

    ResponderExcluir