quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ansiedade


Ansiedade é uma das reações ou emoções básicas do ser humano que recebe influência de eventos diversos. Seja pela expectativa de que algo bom aconteça, seja apreensão porque algo ruim está por vir, a ansiedade pode se apresentar através de diferentes sinais e intensidades, podendo ocasionar o adoecimento do Ser que não consegue mais controlá-la ou até mesmo, identificar suas causas.

Nos manuais de classificação dos Transtornos Mentais e Comportamentais, a ansiedade pode aparecer como um dos sintomas pertencentes à diversas patologias ou ainda, como causa para o surgimento de diversos sintomas que classificam um Transtorno Ansioso.

Pessoas que vivenciam uma rotina de muito estresse, longas jornadas de trabalho e prejuízos no auto-cuidado, pessoas que são muito exigentes ou rígidas consigo mesmas, que buscam se ocupar com muitas atividades para não pensar a respeito dos problemas, pessoas que demonstram comportamentos impulsivos e/ou compulsivos (na alimentação, nas compras, no jogo, que fumam ou ingerem bebidas alcóolicas em exagero), pessoas que sofrem emocionalmente e evitam buscar ajuda, pessoas tímidas e inseguras, pessoas que não sabem dizer não e se sobrecarregam assumindo mais e mais atividades, pessoas que possuem uma péssima qualidade de vida... essas pessoas estão propensas a desenvolver sintomas ansiosos ou patologias de fundo ansioso, caso não busquem ajuda psicológica e comecem a se cuidar.

Mudanças repentinas e de grande impacto na vida das pessoas; adoecimentos graves e incuráveis; perdas emocionais temporárias e permanentes; perdas físicas e funcionais; aposentadoria; perdas financeiras e outras situações de crise podem desencadear quadros ansiosos importantes que precisam ser identificados e cuidados por um profissional.

No mundo onde vivemos, onde se privilegia uma sociedade competitiva e consumista, existem milhares de pessoas que sofrem por ansiedade e sofrimento crescente. Geralmente a ansiedade se manifesta e se eleva diante de situações de ameaça real ou imaginária, que despertam grande temor em relação ao desconhecido.

A ansiedade em graus elevados pode despertar sintomas somáticos, como por exemplo: dor no estômago, dor de cabeça, tensão e dores musculares, falta de ar, sudorese, coração acelerado, aperto ou dor na região do tórax, boca seca, cansaço constante, dificuldade para relaxar e insônia, agitação enquanto dorme, bruxismo, perda ou aumento de apetite, ganho ou perda de peso, "nó" na garganta ou dificuldade para engolir, tremores, tontura, náuseas e vômitos, queda de cabelo. E ainda, sintomas cognitivos, comportamentais e emocionais, tais como: impulsividade e compulsão, impotência sexual, confusão mental, dificuldade para organizar pensamentos e sentimentos, dificuldade na execução e finalização de atividades, esquecimento freqüente e dificuldade para concentração, irritabilidade, pensamentos antecipatórios negativos, comportamento de evitação ou isolamento, timidez e insegurança, medos reais e imaginários, angústia, perda da autonomia, tristeza, roer unhas, entre outros.

O tratamento ocorre através de psicoterapia e em alguns casos, pode ser medicamentoso e realizado com o acompanhamento em conjunto com um psiquiatra. A identificação de fatores desencadeantes e de recursos emocionais para o enfrentamento, possibilita a organização dos pensamentos e sentimentos, conseqüentemente a miminização ou eliminação dos sintomas e controle da patologia ou ansiedade causadora de sofrimento.

Algumas ansiedades ditas "boas" são como a expectativa pelo encontro com alguém por quem se está apaixonado; ou o friozinho na barriga diante de um evento esperado e tão desejado, com um significado bastante importante na vida do sujeito; o nascimento de um filho; o dia do casamento; o ingresso na faculdade ou a conclusão de um curso universitário; o início no emprego tão desejado; a compra do primeiro carro ou a primeira casa; enfim, a realização de um sonho tão almejado! Desde que este momento seja de alegria e não cause sofrimento, a ansiedade é sim das "boas" e não deve causar preocupação. Do contrário, se estes fatos são vividos com pavor ou verdadeiro sofrimento, como se algo de ruim pudesse acontecer a qualquer momento, procure ajuda de um profissional e vida todas as alegrias que a vida pode lhe proporcionar, seja feliz!!!

Abraços fortes...

2 comentários:

  1. Só quem já teve o coração querendo sair pela boca, o corpo inteiro tremendo e a sensação de não ter controle algum sobre nada sabe o que é estar ansioso de verdade. Sensação horrível e desgastante. Que 2011 seja marcado por momentos felizes, e as horas ruins (se houver) que venham para trazer crescimento e nos fazer pessoas melhores. Adoro vc. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, você está certa, somente quem vive o sofrimento sabe o quanto ele compromete a saúde e felicidade de quem vive o adoecimento. Obrigada pela contribuição através do comentário. Desejo o mesmo que você... para todos nós! Também te adoro. Bjos.

    ResponderExcluir