terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dor


"Dor é dor, independentemente de quem a sinta, e, se tivermos olhos para ver,
seremos capazes de reconhecê-la no outro"
.
(Maria Júlia Paes da Silva)


O assunto de hoje é DOR, essa dor pode ser física ou emocional. Ela que é sintoma ou sinal de que algo não vai bem, de que o equilibrio já não existe mais, de que o corpo e a mente padecem. Hoje atendi pessoas que vivenciam já há muitos anos, o sofrimento pela DOR do adoecimento físico. Esta que se intensifica pelo descontrole das emoções, DOR que significa um pedido de socorro para indivíduos tão descuidados consigo mesmos.

Hoje essa dor foi expressa de formas diversas, por indivíduos únicos, todos em busca de alguma solução para o sofrimento negado por tanto tempo. A queixa frequente é de que o corpo padece! Porém, são as emoções reprimidas, que muitas vezes provocam a doença no corpo e ao mesmo tempo, se desequilibram a cada piora física. Somos mente e somos corpo. A saúde tão desejada deve ser conquistada.

Quanto mais se evita entrar en contato com a dor emocional, mais se adoece. Quem nega sua dor para preservar os que ama, precisa tomar cuidado. Dor negada é dor reprimida, e quando não entramos em contato com essa dor, a ausência de cuidado provoca a piora do sofrimento.

O ser humano precisa conhecer melhor a si mesmo, aprender a respeitar seus limites, cuidando melhor de sua saúde física e emocional. Cuidando melhor de nós mesmos, cuidamos melhor de todos. O ser que desvaloriza a si mesmo, que não se cuida ou reprime sua dor, tende a fazer o mesmo com as outras pessoas, tornando- se também indiferente ao sofrimento alheio. Ou ainda, na medida em que sua dor se intensifica, sua tolerância a dor e sofrimento do outro, diminui cada vez mais.

Pense bem e avalie como você tem se relacionado com suas dores ou sofrimento. Avalie o cuidado com que se dedica a conquista de sua saúde. O respeito aos limites do seu corpo e de sua mente. Como você tem reagido diante da sua dor e da dor de quem você ama? Alguns sofrimentos são inevitáveis, o segredo para manter sua integridade física e emocional, é saber viver e se cuidar como você necessita e merece!

Abraços fortes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário