quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ciúmes: Dependência e Co-dependência


Algumas pessoas sem que percebam, desenvolvem relações de dependência e co-dependência emocional. Pode ocorrer nas relações amorosas; entre pais e filhos ou filhos e pais; e ainda, na relação com outros familiares, amigos e pessoas do ambiente de trabalho.

São relacionamentos que se baseiam numa "troca" de reações emocionais e comportamentais que reforçam a dependência de um e a co-dependência do outro. Por exemplo, nas relações amorosas quando um se torna o Ser dominador e o outro é o Ser dominado. Relações onde o ciúme é o termômetro para o amor. Quando um dos indivíduos sente ciúme demais do outro e necessita controlar ou determinar o que o (a) parceiro (a) poderá ou não fazer.

Geralmente é assim que se desenvolve uma relação de dependência e co-dependência emocional. O Ser dominado sente que seus passos estão sendo vigiados; porém, justifica que até gosta porque dessa forma sente-se muito amado.

As privações aumentam na mesma proporção em que cresce a necessidade de controle do (a) parceiro (a) dominador (a). A pessoa "ciumenta" precisa se certificar de que o outro é "fiel" aos seus desejos e portanto, também a ama. A insegurança do ciumento mobiliza o comportamento controlador e em muitos casos, gera comportamentos obsessivos diante do (a) parceiro (a).

A insegurança do Ser dominado, também contribui para que ele gradativamente perca sua autonomia ou liberdade de escolha, mantendo-se fiel ao ciúme do outro, sentindo-se cada vez mais seguro de que é amado.

São diversas as razões para que se estabeleça uma relação de dependência e co-dependência. Mães e Pais que se dedicaram ao cuidado exclusivo de seus filhos e desaprenderam a cuidar de si mesmo, demonstram dificuldades para entender ou aceitar que seus filhos cresceram. Filhos que também apresentam conflitos quanto ao crescimento para tornar-se responsável por sua vida e permanecem dependentes de seus pais; entre outras situações. Toda dependência emocional causa adoecimento.

Pessoas que sempre foram dependentes e inseguras, desde a infância, tendem a estabelecer relações de dependência principalmente na vida amorosa e nas relações de amizade.

Caso você se identifique como dominador ou dominado, busque ajuda psicológica, pois em ambas as situações ocorre o esgotamento emocional dos envolvidos. O resultado é a anulação constante e a necessidade de controlar para sentir-se amado. Desta forma, os conflitos ou discussões ganharão o espaço que antes fora ocupado pelo grande amor que existia na relação de ciúme, com tantas privações ou demonstrações de amor.

Lembrem-se de que a liberdade de Ser e existir é essencial para a construção de uma relação saudável e repleta de felicidade.

Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário