sábado, 1 de janeiro de 2011

Virada do ano e os rituais de passagem


Primeira postagem do ano de 2011, começo o ano falando do significado do término para início de algo novo. Neste mês de dezembro, observei que de modo geral, seja para os meus pacientes; para os profissionais com os quais trabalho; familiares; amigos queridos e pessoas desconhecidas que encontro no dia a dia, e ouço dizer algo de si em conversas com outras pessoas. Para todos o final do ano exige reflexão e planejamento porque estamos todos lidando neste momento com um ano que se perde e outro que se ganha. Principalmente neste último mês, ouvi bastante sobre saudades de quem já partiu; sobre solidão e descontentamento com a vida; sobre um ano de 2010 que se despede e leva junto acontecimentos que marcaram a vida dessas pessoas para sempre; ouvi sobre planos novos e desejos de realizações para 2011; ouvi sobre como o fim de ano para algumas pessoas é muito difícil, por razões diversas essas pessoas não gostam quando se aproxima o natal e ano novo.

Alguns me perguntaram sobre o porquê das pessoas ficarem mais sensíveis, chorosas e angustiadas quando se aproxima a passagem do ano. Me perguntaram se é assim com todos, se todo muito vivencia o término do ano desse jeito. Posso dizer que para muitos, o ano de 2010 não trouxe alegrias, deixando marcas dolorosas. Posso dizer que para muitos, o ano de 2010 foi um ano de grande felicidade e realizações. Em geral, o que verificamos quando próximo as festas de fim de ano, é que o ritual que simboliza a despedida e transição de um ano para o outro, significa repensar no que aconteceu e no que deixamos de fazer; pensar nas escolhas realizadas até então; e pensar no que nos espera. Em todo ritual de passagem ou despedida, quando o sentimento é de dever cumprido, quando não existem pendências e questões não resolvidas, a passagem acontece de forma mais serena, natural e feliz. O ano que se despede, oferece espaço para o ano que ainda será construído e que por muitos, já está sendo planejado.

Pensem nisso... para darmos espaço ao que nos falta, devemos nos desprender do que já não nos pertence ou que nos faz infeliz. Uma paciente me disse que o ano de 2010 foi tão bom que está sofrendo pelo seu término. Para ela e para vocês, eu digo que TUDO que construímos de bom na vida, levamos sempre conosco, seja nas lembranças ou pela possibilidade de continuar realizando e desenvolvendo.

Para os que terminaram o ano pensando no sofrimento que viveram em 2010, desejo mudanças e resoluções, que aprendam a cuidar melhor de si mesmos e de seus sonhos para que não sejam por muito mais tempo adiados. Nossas ações ocorrem diante da necessidade e do desejo de mudança. Assim ocorrem as grandes transformações!

Faça seu ritual de passagem, mesmo que ainda com muita dor e sofrimento, pensando no que já não deseja mais e busque soluções. Tenho certeza de que todos nós conseguiremos um ano de muita paz, de corações mais leves, de sorrisos abertos, de esperança e fé para que ocorra a verdadeira transformação e crescimento de todos nós... seres humanos.


Beijos nos corações e abraços fortes... UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS VOCÊS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário