sábado, 26 de março de 2011

Morte e separação


"Vou contar uma estória de separação.
Toda separação é triste.
Ela guarda memória de tempos felizes
(ou de tempos que poderiam ter sido felizes...).
E nela mora a saudade."

(Rubem Alves)


Ontem quando cheguei a UTI Pediátrica do hospital onde trabalho, encontrei uma mãezinha desesperada que acabara de perder sua filha de 1 ano e 11 meses, que internou já em estado grave, no dia anterior a minha ida ao hospital. Logo depois chegou o pai, que tinha ido visitar sua filha, encontrando sua esposa em total desespero diante do falecimento da filha. Passei a manhã junto deles, acompanhei o pai quando foi ver sua filha e a mãe que não conseguia assimilar o que tinha ocorrido, negando a morte de sua menina, dizendo que todos mentiam e que levaria sua filha para casa. Fui testemunha da dor de uma família que não pôde se preparar para a perda, que ocorreu devido a um quadro agudo. Como é importante respeitar a dor e o tempo dos pais para assimilar e se despedir de seus filhos! Foi preciso que a equipe compreendesse a dor desses pais, para a remoção da criança acontecer somente depois dos pais e alguns familiares vê-la. Foi emocionante presenciar quando os pais pegaram sua menina nos braços e cantaram para ela a música que de tanto gostava. Cantamos juntos, os pais.. eu, a enfermeira e fisioterapeuta, cantamos e deixamos algumas lágrimas cairem. Todos nós enquanto cantávamos, sentíamos a perda ou separação, sentíamos pelo término dessa curta jornada. A música ainda retorna a minha cabeça, me lembrando uma menininha que só conheci através da fala e das fotos guardadas no celular dos pais e familiares. Ela que não será esquecida, nem pelos que a amam e nem por mim ou pelos outros profissionais que estavam neste mesmo plantão. A morte toca e transforma de formas diversas, a vida de quem a presencia. Para esta família e menininha, deixo um trecho da sua canção favorita.


"Te dou o meu coração
Queria dar o mundo
Luar do meu sertão
Seguindo no trem azul..."


Beijo no coração de todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário