sexta-feira, 1 de abril de 2011

E a história se repete...


Muitas pessoas se perguntam quando estão em sofrimento, sobre o motivo e/ou razão para vivenciarem tanta dor. Isso claro, é um movimento natural, nós aceitamos bem o amor .. a felicidade.. a alegria... mas o sofrimento, dele todos "tentam" fugir. Acontece que nem sempre é possivel! 

Dependendo das escolhas realizadas evitamos sofrimento, mas nem sempre se percebe o que se escolhe. Como assim? Nem sempre percebemos que estamos repetindo mais uma vez o caminho ou escolha que já nos fez sofrer um dia, há pouco ou muito tempo atrás. Isso acontece porque nossas atitudes muitas vezes refletem conflitos adiados ou não resolvidos.

É comum as pessoas se perguntarem porque mais uma vez estão passando por algo semelhante. Costumo dizer que poeirinha debaixo do tapete, não some sozinha, precisamos fazer a limpeza, para não deixar acumular. Assim é também com relação ao nosso modo de viver, de sentir, de pensar, de ser... com as escolhas que fazemos ou deixamos de fazer. Histórias mal resolvidas, costumam se repetir...

Casais que brigam ou separam, pessoas que se afastam por desavenças e mágoas, papéis que exercemos ou que exerceram conosco e geraram conflitos... a vida se constrói não só pelo inesperado, nossas escolhas contam bastante. E como escolher diferente, quando não enxergamos além dos nossos conflitos? A psicoterapia tem como objetivo promover o autoconhecimento, para a resolução dos conflitos ou sofrimento, para uma construção de vida mais consciente e com possibilidades de realização.

Essa semana estive em contato com diversas histórias que se repetem, pois ainda não foram solucionadas. O relato de hoje é sobre uma avó que têm duas netas para cuidar e apesar de amá-las imensamente, carrega uma culpa inconsciente, por não ter cuidado de sua filha quando pequena, dedicando-se ao trabalho para  lhe garantir um futuro melhor. Hoje essa paciente, sente que deixou de ser mãe de sua filha, esta que depois de adulta abandonou suas meninas, tornando-se usuária de drogas. Diante disso, a paciente que carrega o sentimento de culpa, sofre pela filha que está perdida e pelo medo das netas escolherem o mesmo caminho e diz por várias vezes, que elas podem se sentir abandonadas pela mãe.

Histórias de amor também se repetem quando não resolvidas. Atualmente cresce o número de pacientes que chegam ao consultório em grande sofrimento, buscando respostas para o abandono de seu coração partido. Rapidamente quem sofre a dor da separação, pode criar defesas emocionais na tentativa de impedir outro sofrimento, para isso dizem constantemente que NUNCA mais irão se entregar ou amar daquela forma. Cada caso é um caso, não existe receita de bolo ou receita de felicidade, mas existem alguns fatores que nos aproximam ou afastam de alguém, que permite a aproximação de uns (umas) e a evitação também.

Cada pessoa carrega dentro de si um ideal de parceiro (a), tem gente que busca por semelhança, outros querem o diferente. Seja qual for a sua escolha, se está baseada em características físicas ou pessoais, em diferenças ou semelhanças... entendam que relacionamentos amorosos podem dar certo ou não, assim como algumas escolhas que fazemos e não atingem nossas expectativas. Cada experiência vivida, de sucesso ou de fracasso, cada decepção sentida pode promover o crescimento pessoal necessário, para a vivência de uma real felicidade, aquela que tanto se espera ou deseja. Se o sujeito se separa, mas não finaliza.. não rompe, não elabora o sofrimento. Cedo ou tarde o conflito retorna e se repete em outras relações; ou ainda, impede que a pessoa confie novamente e acredite que é possível ser feliz.

Lembrem-se um dia termina para que na manhã seguinte, se comece outro. Histórias que se repetem são como conflitos que nos visitam, para que nos seja permitido sentir e viver sem tantas pendências e lições aprendidas! Busque ajuda e siga o seu caminho, mais leve e mais consciente de suas escolhas, mais feliz!! Coração só é feliz, quando recebe cuidado.. carinho.

Abraços fortes...


"Quem só tem o espírito da história, não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver, senão tu!"
(Nietzsche)
 
"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."
(Gandhi)

2 comentários:

  1. Escrever é uma paixão, um meio, um futuro baseado numa vida toda. Nós, escritores, escrevemos pelo prazer de escrever, sem se preocupar com quem lerá ou se ao menos vão ler, mas pelo menos nós dizemos. Nós mostramos ao mundo que nesse silêncio todo ainda existem vozes gritando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emoções, concordo que geralmente os escritores deixam fluir pensamentos e sentimentos, alguns não demonstram preocupação com o leitor e se mostram mais livres para criar. No caso do Construindo,por ser um Blog profissional, me permito produzir pensamentos e conhecimento, mas não tão livremente. Quem sabe um dia, eu também crie um Blog pessoal? Acompanho alguns e gosto muito! Beijos.. volte sempre!

    ResponderExcluir