domingo, 17 de abril de 2011

A Fórmula do Amor


Frequentemente observo no consultório e nas relações pessoais, a angústia pelos inúmeros questionamentos a respeito do amor, deste sentimento que desde sempre o ser humano procura, espera e quando encontra, sofre antecipadamente pela insegurança e medo de que acabe.

O amor ... a conquista... as relações... Mais e mais indivíduos sofrem pela ausência de amor em suas vidas, pelas relações rompidas, pela dor da traição, pelos desenganos e ilusões de um amor não correspondido. E o que fazer para viver uma linda e permanente história de amor? Será que existe receita ou fórmula do amor?

Se pensarmos no início de toda relação ou fase da conquista, percebemos que a maioria das pessoas vivenciam esta fase, buscando agradar aquele (a) que por alguma razão física ou pessoal, lhe despertou interesse. No princípio, ambos projetam no outro as características desejadas num (a) parceiro (a) e ainda, se esfoçam para demonstrar que merecem ser escolhidos ou conquistados.

Tempo depois, quando já estão seguros da conquista, ambos começam a demonstrar quem realmente são. Ou em alguns casos, alguém começa a se mostrar dominante na relação (geralmente o homem) e o outro, passa a ser o dominado ou submisso. Uma reflexão é importante neste momento, geralmente o ser dominado é também o ser inseguro na relação.

EU + TU = NÓS + EU + TU

O NÓS é importante tanto quanto o EU e o TU individualmente. A relação acontece quando as duas pessoas se mostram verdadeiramente e ainda permanece, a admiração e/ou o investimento para que permaneçam juntos. Minhas pacientes e meus pacientes que levam para a terapia reflexões a respeito de seus relacionamentos ou sobre a procura por um grande amor, demonstram sempre muita preocupação com a opinião do outro a seu respeito. E então eu lhes pergunto, de que adianta agradar o outro sendo o que desejam que você seja, se para isso o sujeito se perde cada vez mais de si mesmo, deixando de ser autêntico ou de respeitar seus desejos ou sentimentos?

Agradar a si mesmo e ao outro, ser flexível consigo e com as pessoas que fazem parte de nossa vida, estar atento as necessidades de quem te interessa ou ama, mas sem deixar as suas necessidades de lado é parte da construção de um relacionamento. Não espero ou tenho qualquer pretensão de ensinar através deste texto, como garantir o sucesso de uma relação. Apenas deixo para você a seguinte reflexão, vale a pena fazer o possível para conquistar alguém de quem a gente goste, mas NUNCA se mostre diferente de quem você é, ou não construa ilusões a respeito de uma pessoa que você nomeie como perfeita... Grande parte dos indivíduos, no início de um relacionamento, se mostram sem defeitos e sedutores, mas somente na convivência é que descobrimos com quem realmente estamos namorando, casando e também... de quem estamos NOS SEPARANDO.

Vale realmente a pena estar JUNTO de quem nos valoriza e quer o nosso bem. Quem não nos aprova ou tenta nos modificar e moldar, não pode ser o nosso GRANDE e VERDADEIRO AMOR. Pensem nisso!!

Beijo grande... estou de volta!! Ótima semana para todos!!

Música: A fórmula do amor (Kid Abelha)

Eu tenho o gesto exato, sei como devo andar

Aprendi nos filmes pra um dia usar

Um certo ar cruel de quem sabe o que quer

Tenho tudo planejado pra te impressionar

Luz de fim de tarde, meu rosto em contra-luz

Não posso compreender, não faz nenhum efeito

A minha aparição será que errei na mão

As coisas são mais fáceis na televisão

Mantenho o passo alguém me vê

Nada acontece, não sei porque

Se eu não perdi nenhum detalhe

Onde foi que eu errei

Ainda encontro a fórmula do amor

Ainda encontro a fórmula do amor

Eu tenho a pose exata pra me fotografar

Aprendi nos livros pra um dia usar

Um certo ar cruel, de quem sabe o que quer

Tenho tudo ensaiado pra te conquistar

Eu tenho um bom papo e sei até dançar

Não posso compreender, não faz nenhum efeito

A minha aparição será que errei na mão
As coisas são mais fáceis na televisão

Eu jogo um charme, alguém me vê

Nada acontece, não sei porque

Se eu não perdi nenhum detalhe
Onde foi que eu errei


Ainda encontro a fórmula do amor

Ainda encontro a fórmula do amor

2 comentários:

  1. Um texto excelente. Dá para fazer uma bela reflexão.
    Adorei!
    Penso que também os relacionamentos, só darão certo mesmo, se não tentarmos mudar as pessoas das quais convivemos. Seja marido, amigos, filhos. Cada um de nós, com nossa peculiaridade, visão, forma de ser, personalidade...tentar mudar alguém, que antes víamos perfeito para melhor comodismo nosso, só nos fazem perdê-lo.
    Ou somos e aceitamos, as pessoas como elas são, ou diremos adeus aos nosso amor.
    Se não gostamos de ser mudados, por que queremos mudar?
    Essa mania de acharmos, que tem que ser exatamente como queremos...difícil, pois ninguém é igual a ninguém, podemos ser apenas semelhantes, nada mais.
    Um ótimo dia minha querida.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dayse, seja bem vinda ao "Construindo". Obrigada por compartilhar suas reflexões a respeito do assunto abordado no texto. Em todo tipo de relacionamento, é sempre muito importante ter respeito a singularidade do outro e a nossa também, claro. Volte e compartilhe sempre que quiser. Obrigada pelo carinho! Bjos, Stella.

    ResponderExcluir