terça-feira, 10 de maio de 2011

Mãe


Como definir esta mulher que ao gerar ou criar um filho, passa a ser chamada e identificada como mãe, que vivencia um processo de transformação pessoal, para tornar-se dia a dia um ser diferente, especial, capaz de amar incondicionalmente um outro ser que identifica como parte ou continuação de si mesma... MÃE.

Conheci, cuidei, e cuido de muitas mamães... todas elas de inúmeras formas, definem mãe através do que sentem ou fazem por seus filhos. Através de seus olhares, palavras e sentimentos, descrevo para vocês, um pouco do que representa para essas mulheres... Ser mãe.

"Mãe é mãe, ninguém conhece meu filho como eu"

"Mãe não guarda mágoa, aceita o filho como ele é"

"Mãe faz tudo pelo filho, a dor que ele sente é nossa também, é uma dor tão grande que chega a faltar o ar"

"Mãe não desiste de um filho, luto junto com ele, nunca vou deixar de lutar pelo meu filho"

"Mãe quando perde um filho, morre junto. Não existe dor maior do que a da perda de um filho. Queria sentir ele junto de mim outra vez, pensei que fosse enlouquecer"

"Eu sei que sou mãe deles, minha mãe não vai ser responsável por eles, eu que vou. Meus filhos são tudo pra mim"

"Mãe não é importante só no dia das mães, todo dia é dia das mães"

"Eu passo a necessidade que for para dar a minha filha o que ela precisa, eu já passei fome, mas ela não vai ficar sem o que ela precisa"

"Ele agora me chama de mãe.. mãe... mãe... é lindo"

"Os médicos disseram que minha filha não ia viver muito, mas eu acreditei nela, sempre acreditei e ela continua com a gente"

"Eu enfrento o que for pelo meu filho, vou lá e falo quantas vezes for necessário, para que cuidem bem do meu filho"


Mãe cuida e também necessita de cuidado, porém nem sempre os filhos retribuem o que receberam.

Já atendi mulheres que não tiveram suas mães presentes, no momento do nascimento de seus filhos, porque faleceram há muito tempo. A ausência de mãe neste momento tão importante na vida de muitas mulheres, deixa uma imensa lacuna.  Sentem falta de suas mães para lhes ensinarem a cuidar de seus filhos. 

Mães fazem muita falta quando estão ausentes, seja por qual for o motivo desta ausência, em momentos bons ou difíceis,  mãe é aquela que protege e que dá segurança. Seja qual for a sua idade, quando o vínculo com a figura materna é forte e saudável, é  nela que buscará apoio e cuidado, carinho, proteção e orientação.

Concordo que TODO dia é dia das mães porque para elas, TODO dia é dia de SER mãe para seus filhos. Mães de filhos gerados no ventre ou no coração, mães adolescentes, mães adultas e mães idosas... mães casadas, mães solteiras, mães divorciadas e mães enlutadas... mães de crianças prematuras e hospitalizadas em UTIs, mães de crianças com patologias crônicas, mães de crianças saudáveis... mães de crianças, adolescentes e adultos em sofrimento, mães de filhos bem sucedidos ... mães de filhos desaparecidos, mães de filhos que lhes causam muito sofrimento... mães, sempre mães...


Para a minha mãe, que me ensinou e orientou para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje, eu digo hoje e sempre, que sou muito grata a Deus por você existir e apesar da distância, você está sempre comigo... nosso amor nos faz presente na vida da outra. Amo você... saudades!!! 

 Abraços fortes para TODAS as mamães e seus queridos filhos...

2 comentários: