quarta-feira, 25 de maio de 2011

Um novo caminho

"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

(Friedrich Nietzsche)


Hoje atendi uma pessoa que pela primeira vez em terapia e na vida, conseguiu dizer que se sente sozinha porque não tem ninguém que olhe para sua dor e lhe ofereça ajuda ou cuidado. Reconhece que as pessoas se acomodaram, na realidade, ela mesma sabe que também foi responsável pelo papel que assumiu nas relações com amigos e familiares.

Relação sem trocas, papel de quem sempre assumiu o lugar de quem cuida e pouco ou nunca, recebeu de volta a mesma dedicação ou carinho. Para ela, as pessoas começaram a se afastar quando se cansou, cansou de ser sempre aquela quem resolvia os conflitos e nunca dizia não para as dores e necessidades do outro. Cansou... porque ser permissiva demais lhe custou seu equilíbrio, sua saúde.

 Essa pessoa ainda não encontrou um novo modo de ser e existir no mundo, para dizer o que sente e necessita, sem receber ausência e distanciamento de volta. A agressividade ou impulsividade de suas palavras e sentimentos reprimidos, hoje não são mais guardados, saem facilmente de sua boca... dizem sobre a dor de quem não está sendo ouvida por ninguém, nem por si mesma.

Hoje se iniciou um processo de mudança... costumo dizer que para mudarmos algo, primeiro é importante reconhecer a necessidade de mudança, só assim se busca um novo caminho.

Abraços fortes... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário