sexta-feira, 27 de maio de 2011

Presente de uma paciente


Recebi um presente de uma paciente muito querida ... uma carta. Foi uma surpresa, encontrá-la no corredor do ambulatório, me procurando para dizer que havia remarcado seu atendimento comigo, por causa da sua quimioterapia. Depois disso, retirou da bolsa um embrulho e uma carta que estava presa nele, me entregou dizendo que tinha essa carta. Ela estava com pressa, se despediu e nem me viu abrindo o embrulho e lendo o que escreveu, recebeu meu abraço e foi embora. Ao voltar para a minha sala, pude abri-lo e li sua carta. Gostei do presente e me emocionei muito com o que ela me escreveu.

Não tenho vergonha de dizer que chorei de emoção e alegria pelo que li. Era uma carta de agradecimento, de um ser humano que está lutando contra o Câncer para viver. Essa pessoa é uma lutadora, durante toda sua vida, enfrentou muito sofrimento e sempre... sozinha.

Sua depressão teve início provavelmente na infância, decorrente do sofrimento e de tantas perdas vividas, mas essa depressão nunca foi identificada e tratada. Esta pessoa que foi se acostumando a ser sozinha, viveu acompanhada da depressão, que se misturava ao seu modo de ser e viver. Desde o princípio do diagnóstico psicológico, foi resistente ao uso de medicação e quando orientei sobre a depressão estar se agravando e comprometendo sua aderência ao tratamento para o câncer, sentiu-se desvalorizada e entendeu que eu e sua médica, não reconhecíamos seu esforço para se tratar.  Expliquei que os sintomas se agravavam e que podiam até mesmo, impedí-la de sair de casa para ir a terapia ou realizar sua quimioterapia.

No atendimento seguinte após 3 semanas, voltou com um sorriso no rosto e timidamente me disse que havia começado a tomar a medicação e que agora entendia o que eu estava lhe dizendo. Que aquela tristeza não era ela, disse que agora sabia que eu me importava e gostava dela. Foi emocionante, ver aquela pessoa dizendo que estava começando a se sentir melhor e que agora lutava contra o câncer, sem sofrer emocionalmente como antes.

Trago aqui, um trecho desta carta que recebi de presente, uma carta que expressa verdade.. enfrentamento... superação e sentidos:

"O que nos faz levantar da cama? São nossos ideais, nossos objetivos. Aquilo que dá sentido para a nossa vida, independente do nosso estado de ânimo, sentimento e condições físicas. Em resumo, o sentido que damos para nossa vida, depende dos nossos ideais e das tarefas, na realização dessas tarefas, podemos ter fracassos. Sabemos muito bem que os fracassos nos acompanham sempre e nos fazem sofrer. Sentimos dor por eles. E para descobrirmos o sentido da dor, precisamos da psicóloga, que nos resgata dos fracassos e da depressão, e não permite que nos amarguremos na dor. (...) você me ensinou a encontrar a paz e também a perceber que é maravilhoso viver!!"

Agradeço a ela pela confiança, por me permitir saber a respeito de sua vida e de seu sofrimento, por me deixar ajudá-la. A melhora de um paciente ocorre quando o mesmo participa de seu tratamento, quando ele se compromete e se dedica para sua melhora. A medicação é utilizada quando a dor emocional é tão forte que, paraliza e compromete a reflexão, impedindo a mudança de pensamentos, sentimentos e atitudes; comprometendo a qualidade de vida e o autocuidado. Medicação é PARTE de um tratamento, NUNCA será SOLUÇÃO para essa dor. A terapia complementa o tratamento para a depressão, porque trata das causas e sofrimentos emocionais. Remédio combate apenas sintoma.

Como eu disse, ela é uma pessoa querida ... sei que vou sentir saudades quando a mesma puder receber alta do tratamento psicológico. Juntas vamos comemorar este momento e o resgate de sua saúde emocional, também de novos sentidos para viver.

Abraços fortes e beijo no coração de todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário