sábado, 1 de maio de 2010

Resistências


Resistir é preciso, mas viver com tantas resistências nos mantém longe de tudo e de todos... principalmente de nós mesmos! Me sinto um ser humano privilegiado porque trabalho na profissão que acredito e amo, além do ganha pão... todos os dias tenho a oportunidade de aprender, sobre aqueles que são “enviados” ou que “escolhem” cuidar melhor de si e por isso, me procuram para ajudá-los. E assim, através desses encontros terapêuticos, encontros onde as mais diversas pessoas precisam deixar suas resistências de lado, para trazer um pouco mais de si mesmo à reflexão. Fazer terapia é tarefa árdua... tarefa bem difícil! Sempre sou questionada, pelos pacientes que iniciam o tratamento comigo e também, por amigos e familiares que resolveram buscar o autoconhecimento. Sempre me perguntam, como deve ser... o que devem dizer, como se faz terapia?! Hummm... então, falar sobre o outro é tão mais fácil né? O espaço da terapia é um espaço para aprender a identificar o que tanto resistimos ou evitamos entrar em contato. O que negamos, projetamos, transferimos ou deslocamos, quando mudamos o foco... quando não queremos tocar no assunto ou demonstrar para os outros, mas principalmente pra gente mesmo! Em terapia nos expressamos a princípio com muitas defesas, morrendo de medo que aquele sujeito ainda desconhecido (terapeuta) encontre o segredo que faz de mim quem eu sou, segredo que me mantém como quem já não quero ser ou longe de quem já fui um dia e morro de saudades... querendo ser outra vez! Depois que se forma o vínculo terapêutico, passamos a falar do jeito que falamos nas relações em geral. E com o tempo, aprendemos como pode ser gostoso, falar e ouvir a nós mesmos para que só assim, possamos encontrar o sujeito (quem realmente somos) e os sentidos que nos movem. Isso é mais do que falar sobre o que nos fizeram e o que não suportamos mais, é falar sobre o que desejamos apesar de tudo aquilo ou todos aqueles que não podemos mudar. É mudar a si mesmo, para que o encontro mais difícil e mais esperado ocorra... o encontro com a nossa essência, a verdadeira essência do Ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário