segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estresse Ocupacional


Estudos demonstram que o estresse ocasionado por fatores relacionados ao trabalho, pode ser o grande vilão que contribui para o adoecimento do ser, provocando desequilíbrio físico e emocional, trazendo consequências para o organismo como um todo.

Aumenta o número de pessoas com graves problemas de saúde. Dessa maneira, o estresse ocupacional além de adoecer o indivíduo, provoca o afastamento; absenteísmo e queda de produtividade.

Governos de diversos países investem em programas de prevenção e/ou promoção de saúde, além de medidas que favoreçam a boa qualidade de vida do trabalhador, dentro e fora da instituição para a qual trabalha.

Pesquisas demonstram que o estresse excessivo contribui para o aparecimento de doenças emocionais como depressão e transtornos ansiosos; e ainda, para o agravamento da obesidade, do tabagismo, alcoolismo, entre outros adoecimentos.

As dificuldades da vida somadas a sobrecarga de trabalho, comprometem o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo.

São sinais ou sintomas psicológicos de estresse excessivo: queda de produtividade, confusão mental, apatia, dificuldade de concentração e memória, sensação de desgaste ao acordar, pensamentos negativos sobre si mesmo, irritablidade elevada e depressão.

Além desses, existem os sintomas físicos tais como: tensão muscular, frequentes dores de cabeça e estômago ou gastrite, pressão alta, tontura, herpes, constantes resfriados, problemas dermatológicos, aftas, retração da gengiva, taquicardia e infecções.

Para prevenir o desgaste pelo estresse ocupacional é necessário o autocuidado para que a saúde seja mantida; bem como, a qualidade de vida do indivíduo.

Sobre a Síndrome de Burnout, pretendo discorrer em outra publicação. Por ora, é importante a reflexão e percepção sobre os limites do corpo e da mente. Respeitar esses limites, cuidando da saúde como um todo, garante um resultado favorável para uma vida futura satisfatória. Caso contrário, o descuido promove o adoecimento físíco e emocional.

O indivíduo saudável é aquele que previne adoecimentos. Muito mais árduo é o caminho daquele que precisa adoecer para que consiga valorizar sua saúde e/ou cuidar de si mesmo como realmente necessita para ser feliz.


Abraços fortes...

.
Fonte:

Livro: Wellness: seu guia de bem-estar e qualidade de vida.

Autores: Alberto Ogata, Ricardo Marchi, entre outros.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário