sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sobre as vítimas de Bullying

As vítimas de bullying enviam sinais do sofrimento causado pela freqüente agressão, seja no ambiente escolar ou ainda, no convívio em casa, na relação com os seus familiares e afetos.
Na escola, identificamos as vítimas geralmente afastadas dos demais alunos (principalmente dos grupos), em companhia de adultos que lhe oferecem segurança (professores, inspetores, etc). Mantém a postura retraída ou inibida, apresentando grande dificuldade para expressar dúvidas ou emitir opinião diante da classe e de seus professores.
Tornam-se inseguros e ansiosos. Podem faltar constantemente às aulas, pois desejam evitar as humilhações ou agressões psicológicas e físicas. Expressam comumente tristeza, humor deprimido e postura aflitiva.
Sentem-se excluídos, o que reforça a auto-estima rebaixada. Aos poucos, perdem o interesse pelas atividades escolares, podem demonstrar-se dispersos durante as aulas, esquecem de realizar tarefas ou perdem seus materiais escolares com maior freqüência.
Quando a vítima sofre agressões físicas, observamos hematomas, arranhões, cortes e roupas rasgadas.
As conseqüências físicas e emocionais provocam sintomas que se intensificam no horário que antecede a ida ou entrada na escola. Podem queixar-se de dor de cabeça, enjôo, dor no estômago, tonturas, vômitos, perda de apetite, insônia, etc. Veja, não podemos afirmar que estão encenando ou simulando sintomas para não ir a escola.
É comum a mudança de comportamento e/ou de humor, as oscilações e repentinas reações de irritabilidade e raiva.
São pessoas que apresentam dificuldades para expressar ou compartilhar sentimentos e opiniões; por isso, geralmente não mantém amizades ou se relacionam com poucas pessoas, com quem o contato é bem escasso.
Gastam dinheiro com presentes para os agressores, na tentativa de evitar as agressões. Podem começar a pedir mais dinheiro aos pais ou furtar dinheiro e objetos de seus familiares. Este comportamento agrava a ansiedade e os mantém reféns de seus agressores.
Podem inventar desculpas para faltar aulas. Ou até mesmo, adoecer dada a baixa imunidade fisiológica, causada pelo bullying. A sobrecarga emocional pode debilitar o organismo como um todo.

Aos pais, familiares, professores e demais profissionais que cuidam de crianças e adolescentes, é importante que estejam atentos aos danos causados pelo Bullying. São através de vocês que muitas vítimas recebem ajuda para lidar com o sofrimento e se libertar dessas constantes agressões.

Vale ressaltar que as reações emocionais e sintomas físicos descritos anteriormente, ocorrem também diante de outras demandas e/ou sofrimentos emocionais. Portanto, cabe ao profissional avaliar corretamente e após encontrar a causa, indicar o tratamento mais adequado.

E se você que está lendo é uma vítima de bullying, peça ajuda. É possível sim, livrar-se de tanto sofrimento.

Estou sempre à disposição para sanar dúvidas.
Abraços...


Fonte:
Ana Beatriz Barbosa Silva - Bullying: mentes perigosas nas escolas.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário