quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O que vejo, muitas vezes é também como me sinto...


"Olhando para uma foto, dizemos com desgosto: - Eu não estou bem nessa fotografia... (Minha pose não funcionou...) O que quer dizer essa afirmação 'eu não estou bem'? Como é que sei que não estou bem? Esse 'eu não estou bem' resulta da comparação que faço entre a fotografia à minha frente e a imagem em que 'eu estou bem' e mora na minha fantasia".
(Rubem Alves)
.
.
O sofrimento emocional ou conflitos pessoais se expressam através de sinais ou sintomas físicos, psíquicos e comportamentais. O olhar que direcionamos para o mundo, para as pessoas e para nós mesmos, sofre influência se as condições internas estão em desequilíbrio. Sendo assim, é importante estar atento as respostas e aos sentimentos gerados em nós quando estamos diante de estímulos externos. São indicadores de nossa saúde emocional! Se nossa percepção de mundo interno está muito negativa, dificilmente encontraremos qualquer razão positiva para aquilo que somos, fazemos ou recebemos.
.
Nesse sentido, muitas pessoas projetam no outro, seus sentimentos de insatisfação, mantendo-se passivas diante de seus conflitos. O que de certa forma, só os mantém infelizes e inconformados com o que veem ou pensam a respeito de si mesmo.
.
Atenção a esses pensamentos e sentimentos... estes possuem causas e podem ser tratados. Caso contrário, o tempo passa e muitas vezes se esgota, a doença se manifesta e o constante sentimento de vazio e insatisfação cresce!
.
Quantas pessoas seguem assim, mudando sua aparência, no entanto a fotografia nunca está boa e assim permanece. É assim que a auto-imagem aparece distorcida, até que o mundo interno também esteja em equilíbrio. Com isso, o desequilíbrio se mantém até o dia em que o indivíduo consegue confrontar e cuidar de seus conflitos. Os olhos refletem como espelhos o estado de nossas almas! Pensem nisso...
.
"O fundo do meu mar é tranquilo: quem poderia imaginar que nele vivem monstros brincalhões? Minhas profundezas são imperturbáveis" (Nietzsche)
.
Imperturbáveis? Será? Até quando será possível viver assim?
.
Tenham uma boa noite...
.
Abraços fortes...

2 comentários:

  1. Não canso de dizer o quanto é bom ler tuuuuudo que você escreve.
    Parabéns!
    Uau 21 visitas, caramba!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo estímulo e carinho. Seus comentários significam muito para mim. Assim como, as visitas ou visitantes que a cada dia aumentam... É com muito carinho e cuidado que vou alimentando sempre que posso, este espaço e desejo que este se mantenha assim, sempre cheio de coisas boas a oferecer mas nunca completo.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir