terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reações emocionais


"Quando a mente não está bem, o corpo para". Esta frase foi dita hoje por um paciente que está gravemente enfermo. Disse enquanto falava de sua preocupação com um familiar que tem se descuidado muito de si mesmo. Meu paciente compreende que é preciso para se ter saúde, o equilíbrio da mente e do corpo.

Quantas pessoas que ainda não vivenciaram uma situação de adoecimento grave, não acreditam ou não se atentam para o significado e importância desta frase em negrito. E você, já pensou sobre como é importante cuidar de seus pensamentos e sentimentos ou conflitos?

Pensar nem sempre é fácil, por isso muitos evitam e negam sofrimento, reprimindo o choro que muitas vezes pede para ser externado. Quando um paciente diz para mim que não chora. Sempre pergunto se não chora porque não sente vontade ou se não consegue mais. Muitos dizem que evitam chorar porque chorar não é bom.

E por que será que ninguém se incomoda de chorar de alegria ou de tanto rir? Parece que chorar de tristeza, para muitos pode significar a perda de controle sobre as próprias emoções e sofrimento, como se permitissem que a tristeza cresça dentro delas e tire sua força. Será mesmo que é isso que acontece? Chorar é uma reação emocional que permite ao ser externar alegria, tristeza, raiva, revolta... e outras tantas emoções. Em muitos casos, chorar é a possibilidade de entrar em contato com o que traz sofrimento ou alegria. Alguns dizem chorar sem saber o motivo, outros identificam razões para o choro entristecido e evitam.

Quando choramos permitimos que a emoção saia ou se expresse. Ouvi esses dias: "Quem poupa sempre tem." A partir disso, pensei em: quem guarda sempre tem. E se o que guardo é minha tristeza e choro, sempre terei. Desse jeito, acontece o que o meu paciente disse... a mente não fica bem, mente e corpo padecem.

Beijos!!

2 comentários:

  1. Depois de muito tempo e muita dor, aprendi a não guardar mais nada que me faça mal... por isso hoje sou mais leve e feliz.

    Lindo texto... parabéns pelo coração enorme e pela profissional maravilhosa que é.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você esteja bem e feliz, se permitindo dar voz ou expressar o que sente, cuidando melhor de você! Beijos!

    ResponderExcluir