domingo, 9 de janeiro de 2011

Despedidas - ajudando crianças a lidar com seus lutos




Este trecho do filme é realmente emocionante, retrata um momento de grande importância e marcante na vida de qualquer ser humano. Não é fácil falar de morte e muito menos, se despedir de quem tanto amamos e está morrendo. Porém, a morte faz parte do ciclo de vida, da existência de todos e vivenciar o momento da despedida, ouvir e dizer o que pensamos e sentimos por aquela pessoa, nos permite viver a dor do luto de forma normal e não adoecer depois de uma perda tão significativa.
.
No cuidado de pacientes em cuidados paliativos e de seus familiares, também com pessoas enlutadas, verifico a importância dos rituais de despedida e da enorme lacuna, quando não é possível finalizar ou se despedir de quem tanto amamos. Por diversas razões, nem sempre é possível dizer adeus. Se você está diante de uma situação iminente de perda, de alguém importante que está gravemente enfermo e sem possibilidade curativa, caso esta pessoa se permita falar a respeito dos seus sentimentos para se despedir, reflita se você também não está necessitando desta conversa, para dizer tudo aquilo que adiou até agora, para abrir seu coração e dizer a essa pessoa o quanto a ama e como ela lhe fará falta.
.
Caso perceba a necessidade e não saiba o que fazer, busque um psicólogo na instituição de saúde responsável pelo cuidado de seu familiar ou em consultório particular.
.
Beijos no coração...

2 comentários:

  1. Passando pra agradecer os parabéns dados lá no blog da Cynthia, pelo layout e, aproveitando, pra comentar que, com esse seu texto, lembrei de um epísódio em que morreu Parquer, o cachorro da minha sobrinha, que tem 5 anos. Ela chegou muito triste aqui em casa e, chorando veio me contar do acontecido: "Parquer faleceu..." disse ela, tristonha. Tive um misto de tristeza por ela, mas achei engraçado o termo "faleceu" dado à morte de um cão. Não ri, é claro, mas foi difícil consolar um coraçãozinho infantil, em sua primeira perda.

    Beijos. =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Miss, de nada. Agradeço seu comentário e entendo sua surpresa. Você se surpreendeu por ela ter falado que o cão faleceu e muitas pessoas se surpreenderiam por ouvir uma criança falar de morte, expressando sua tristeza e sofrimento. Percebe-se que alguém lhe explicou o que tinha acontecido e provavelmente lhe disse que ela tinha motivo para sentir a falta de Parquer. Isso é muito importante e vai ajudá-la a enfrentar outras vivências de perdas ao longo de sua vida. O que nos faz adoecer, nós seres humanos, seja qual for a nossa idade... é o sofrimento reprimido, que pode gerar conflito emocional e doença.

    Abraços fortes!

    Seja bem vinda e apareça sempre que quiser!!

    ResponderExcluir