sábado, 19 de março de 2011

Ausências


"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."

(Rubem Alves)


Esta semana fiquei distante do Blog, trabalhei mais do que de costume e por isso, não pude mesmo passar por aqui. Confesso que senti saudades... sou da seguinte opinião, sentimos a ausência ou saudade, somente das pessoas, lugares, espaços ou coisas que amamos. Esta semana, eu me ausentei e senti saudades. Às vezes a saudade que surge pela falta de algo ou alguém importante, pode nos remeter a ausência do que nos faz falta. Aos nossos vazios...

Nesta semana atendi muitas pessoas que sofrem por ausências e vazios diversos. Este sofrimento pode existir pela ausência de si mesmo. E acontece quando o indivíduo deixa de realizar ou cuidar do que lhe interessa, muitas vezes se anulando. Muita gente tem se ausentado desta relação de cuidado consigo mesmo, deixando de lado os seus desejos ou realizações. Dessas ausências, o corpo e a mente sempre reclamam e clamam, por alguém que as ouçam.

São tantas as formas de se ausentar... no amor acontece muito. Costumo dizer que cuidar significa estar atento e ser generoso. Na ausência de si mesmo, dentro de uma relação amorosa, o sujeito se desvaloriza, tornando o outro um alguém mais forte e merecedor do seu amor. Com frequência, amores assim se transformam em afastamento e rompimento. Ou ainda, mantém pessoas unidas pelo comodismo, sem desejo e/ou busca pelo outro. Amores assim são tristes, aprisionam e deixam para trás a leveza e a alegria do encontro entre duas pessoas.

Nietzsche nos disse: "Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia….” Já atendi e ainda atendo pessoas que investiram amor em relações amorosas e receberam em troca dor e decepção. Algumas descobriram ao longo da relação que o amor investido, nunca seria correspondido . Outras descobriram que após a conquista, pouco sobrou da pessoa que no início se mostrou tão interessada e disposta a construir uma relação. Razão e emoção entram em conflito, quando o sujeito vive um amor não correspondido. A dor da perda persiste, isso porque quem sente a dor de amar e não ser amado, sente pelo que tinha de melhor para oferecer e ainda assim, o outro não soube dar valor.

A única forma de obter respeito do outro é saber amar a si mesmo, não permitindo que se anule em função de um outro alguém. Ser flexível não é sinônimo de anulação. Estar próximo e atento as nossas reais necessidades, nos permite conhecer pessoas que se relacionam conosco agregando ao que é nosso, o que elas também tem de melhor. Pense nisso... se está sofrendo pela perda de alguém que não está ou nunca esteve ao seu lado, busque ajuda psicológica se necessário, para que se reencontre como uma pessoa capaz e merecedora de ser feliz, ao lado de quem verdadeiramente deseja amar e cuidar de você!!



Abraços fortes...


8 comentários:

  1. "Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeira companhia."

    Tantas e tantas vezes já usei essa frase... Foi muito bom relê-la aqui.

    Acredito que a peça chave seja mesmo aprender a se amar acima de tudo, e a encontrar a felicidade dentro de si mesmo. Pena que não seja tão fácil quanto parece.

    Muito obrigada pela visita e pelo carinho! Deixou-me de olhos marejados... fico feliz que a Cy tenha ao lado, alguém como você, que, logo se vê, é especial.

    Grande beijo e uma linda semana! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Stella, fico feliz que esta seguindo meu blog, também vou seguir o seu, já gostei de você de cara, só porque é psicologa, admiro tanto sua profissão!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miss, que bom vê-la por aqui outra vez. Eu agradeço seu carinho também e por compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Razão e emoção nem sempre caminham juntas, para isso é importante se cuidar. Cuidando, as coisas se ajeitam e depois da turbulência tudo fica claro... o que não era pra ser, é melhor mesmo que termine porque senão a dor só é adiada.

    Você merece ser feliz e o que for diferente disso... não vai acontecer!

    Bjo grande.. desejo o mesmo para você!

    xxx

    Oi Fernanda, seja bem vinda.. Gostei muito do seu Blog, conheci através de uma grande amiga minha (Cy), que é na verdade uma fã sua. Agradeço seu carinho e espero te ver por aqui mais vezes. Eu sou suspeita para falar da minha profissão... AMO o que faço e agradeço a Deus todos os dias pelo privilégio de trabalhar no que tanto acredito!

    Bjo grande... também já gostei de você!

    ResponderExcluir
  4. Stellinha, adorei o texto. Vc sempre fala o que a gente precisa ouvir. Saudade grande de você. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ca, muito obrigada pelo carinho! É sempre importante seus comentários e sua presença... vou puxar sua orelha, dizendo que você está muito ausente! Espero que esteja bem e se cuidando. Saudades suas... bjo grande!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, já te vi no blog da Cy, você é a grande amiga que ta sendo como um anjo pra ela né? Estamos combinando de nos conhecermos, eu e a Marilza (minha amiga), seria legal ter vc também neste encontro :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda! Obrigada pelo convite, claro que vou sim, vai ser muito bom conhecer vocês. Obrigada também, pelo carinho de suas palavras.

    Beijos!!

    ResponderExcluir