quarta-feira, 30 de março de 2011

"Colorir" por Cynthia Gonçalves

Hoje trago para vocês um texto de uma grande amiga, que aos 31 anos, está tratando de um Câncer de Mama, felizmente diagnosticado precocemente. Seu depoimento é importante porque retrata o esforço de uma pessoa admirável, que decidiu lutar por sua vida e ser feliz, tendo a consciência de que apesar de não ser possível evitar a dor, seu desejo de viver e as lições que ela tem se permitido aprender, devem levá-la a uma jornada de autoconhecimento e grandes conquistas. Tenho certeza que sua história pode ajudar outras pessoas que enfretam o adoecimento por câncer e outras doenças graves. Agradeço a ela, por me permitir postar seu texto em meu blog.

Beijo grande!!


"Colorir" por Cynthia Gonçalves autora do Blog: http://hojesouassimepronto.blogspot.com/

Mais um dia no Cepro, onde começarei amanhã as vinte e cinco sessões de radioterapia que tenho pela frente... a grande maioria dos pacientes são idosos acompanhados de seus filhos sempre cuidadosos, que carregam no olhar uma mistura de amor, zelo, preocupação e esperança.

Por ser um tratamento longo, os pacientes e funcionários da clínica já se conhecem, brincam, trocam gentilezas e se chamam pelo primeiro nome. Como se fossem velhos amigos, na despedida é dita sempre a mesma frase: "até amanhã!".

Hoje fiz a simulação do tratamento e estou com a mama esquerda desenhada, riscos feitos para delimitar a região que será irradiada. Ainda deitada na mesa onde será realizada a radio, enquanto a equipe verificava medidas, fazia os tais riscos e desempenhava sua tarefa, eu fiquei ali pensando em minha vida. Ela passou em minha mente como um filme, desses baseados em fatos reais, capazes de ganhar facilmente o Oscar e emocionar a platéia.

Revivi a história de uma garotinha que logo cedo descobriu que a vida não era tão cor de rosa, mas que mesmo assim insistiu em pintá-la... insistiu em dar cor a tudo que estava cinza.

Entre os amigos, muitas vezes imaginários na infância, brincava no quintal de sua casa enquanto sua mãe trabalhava fora, criava seu mundo, seus sonhos e na fantasia de criança, afastava tudo de ruim que a vida trazia para ela.

Assim ela cresceu, aprendeu a cuidar dela, de sua mãe e de todos que ama. Aprendeu também a colorir a vida... nunca foi de dar trabalho para ninguém, muito geniosa é verdade, mas de bom coração.

Aprendeu a amar e foi amada, chorou e fez chorar... coisas inevitáveis do coração! Mas vale o que fica, vale saber amar, vale fazer a diferença na vida de todos que são importantes.

Sempre buscou uma saída para os problemas, limitações, medos e situações dificeis, mas nunca foi boa em perder pessoas. Até hoje não sabe lidar com as perdas, seja por morte, por opção ou destino.... a perda continua sendo um problema.

Com a aquarela e o pincel nas mãos ela traçou sua jornada, fez das cores sua defesa e alegria.

Não veio ao mundo para cruzar os braços e nem deixou que fizessem isso com ela, mas por um momento não conseguiu usar seu pincel, numa determinada situação a vida ficou cinza e triste... ela teria que enfrentar um de seus maiores medos, a perda. Teve medo de perder sua vida, sua mama, sua auto-estima, pois tudo estava em jogo.

Foi neste instante, que a tela de sua vida foi colorida por outras pessoas... o pincel estava nas mãos de pessoas que ela ama, dos profissionais que estão cuidando dela, de suas meninas de pêlo e principalmente nas mãos de Deus.

O jogo está ganho, o medo foi vencido e tudo está no lugar! Ela aprendeu que não precisa colorir tudo sozinha e que ajuda é sempre muito bem vinda. Afinal, é bom se sentir cuidada... e decidiu que é hora de retomar seu pincel e voltar a colorir sua vida.

2 comentários:

  1. E eu que um dia cantei que nada mudaria meu mundo, aprendi que tudo nos afeta e muda nosso mundo, dia a dia... hoje eu canto:

    "Deixe de lado esse baixo astral
    Erga a cabeça enfrente o mal
    Que agindo assim será vital para o seu coração
    É que em cada experiência se aprende uma lição
    Eu já sofri por amar assim
    Me dediquei mas foi tudo em vão

    Pra que se lamentar
    Se em sua vida pode encontrar
    Quem te ame com toda força e ardor
    Assim sucumbirá a dor (tem que lutar)

    Tem que lutar
    Não se abater
    Só se entregar
    A quem te merecer
    Não estou dando nem vendendo
    Como o ditado diz
    O meu conselho é pra te ver feliz

    Beijo minha linda, obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais o texto da Cy. Passando pra deixar um beijo! ;)

    ResponderExcluir