quarta-feira, 9 de março de 2011

Melancolia e existência humana


A melancolia pode ser compreendida no contexto do existir humano, como uma reação emocional diante de sofrimento(s). Como existência entende-se o percurso que o indivíduo constrói e vivencia a partir do seu nascimento, e que poderá sofrer influência pelo modo como a vida se apresenta, ou pelas relações desenvolvidas no início e ao longo da vida.

Segundo Camon, a melancolia através de seus aspectos existenciais se refere ao sofrimento emocional que retrata como o indivíduo se sente diante do que não viveu. Este sentimento de falta ou ausência, se refere a "dor psíquica" por determinada escolha ter aniquilado a vivência de outra. Ainda segundo o autor, a melancolia desperta arrependimento, culpa e até ressentimento.

Sartre afirma que "o homem está condenado a ser livre; e portanto, é responsável por tudo quanto fizer." A partir disso, podemos refletir a respeito do processo de viver e das incertezas que o desconhecido nos traz, do quanto é importante cada escolha realizada. Pois, cada decisão tomada significa algo que se perdeu e que talvez, não se recupere mais. Assim como cada segundo, minuto, hora, dia... de nossa existência, cada momento que se passou, não retorna mais.

E assim, é importante pensar no(s) porquê(s) e de que forma(s), o indivíduo realiza suas ESCOLHAS ao longo da vida! Certa vez, ouvi de uma paciente, que "viver bem é aprender a perder e ganhar ou a ganhar e perder." Novas possibilidades encerram antigas escolhas ou caminhos, muitas vezes trazendo soluções.

Diante de uma frustração, o ser humano se direciona para o que é idealizado como defesa ou proteção, se afasta e evita o que é real ... ou possível. A melancolia é a saudade do que não foi vivido. Para VOCÊ, o que significa isso?
.
Atendi por um tempo, um rapaz que sofreu durante anos por um amor impossível. Toda relação amorosa POSSÍVEL ou REAL perdia o valor a partir do momento em que apareciam as dificuldades ou conflitos para serem resolvidos. O ser idealizado, pertencente à relação não vivida, sempre vencia na disputa com o ser real com quem este rapaz se relacionava. A disputa era cruel para sua namorada que competia com um ideal de mulher, a namorada que era humana perdia porque não beirava à perfeição. E como isso fez sofrer meu paciente e sua namorada!
.
Pensem no tempo que se perde, vivendo e sofrendo pelo que ficou no passado e já não volta mais. Por diversas razões, o sujeito pode vivenciar a melancolia, este sentimento não se restringe a perda de um amor. Já atendi pessoas melancólicas que carregavam sofrimento e lacunas por não terem vivenciado sua infância ou adolescência, por motivos variados, era como se tivessem "saltado" estas fases da vida. Pelo emprego recusado, pelos sonhos adiados e não concretizados, pelos planos que não deram tão certo como se esperava... a melancolia aparece trazendo intenso sofrimento.
.
Por isso, viva e cuide de todo ou qualquer sofrimento que exista dentro de você, que lhe impeça de seguir adiante. Se a felicidade do passado, real ou imaginária, provoca melancolia e afasta você de concretizar seus desejos ou vivenciar um presente e futuro de realizações concretas... PROCURE AJUDA PSICOLÓGICA e sinta-se feliz!!


Abraços fortes...


"Que a liberdade seja a nossa própria substância."

(Simone de Beauvoir)



2 comentários:

  1. "Novas possibilidades encerram antigas escolhas ou caminhos, muitas vezes trazendo soluções."

    Esta vai para o HSA!

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e pela citação no seu blog! Fico lisonjeada! Beijo grande...

    ResponderExcluir