domingo, 27 de março de 2011

Ser diferente é normal

. .
Recebi este vídeo por e-mail, que muita gente já deve ter assistido como comercial de tv. Quando assisti pela primeira vez, gostei muito e fiquei pensando, no quanto nossa sociedade ainda hoje, é bastante resistente ao diferente.

E esse diferente pode assumir tantas formas! Buscando auto-afirmação, o indivíduo busca no outro identificação. O ser humano pode ser intolerante quando confrontado com o que lhe é diferente ou desconhecido. Em geral, para defender o seu ponto de vista ou modo de ser, muitas vezes se mostra reticente ou ainda, assume postura inversa e expressa reação contra, de recusa ou oposição.

É importante refletir a respeito desse assunto, pois o que frequentemente se observa é o contrário da empatia, ações discriminatórias ou de desvalorização deste outro que se mostra "tão diferente". E então eu lhes pergunto: existe outra pessoa igual a você? Similar significa semelhante, mas ainda assim diferente. Quanta intolerância se observa nas relações humanas com aquilo que se identifica no outro como diferente!

Atualmente ainda encontramos crianças seguindo modelos adultos de intolerância e discriminação pelo que se apresenta diferente. A busca pelo igual pode se apresentar em diversas nuances, no tipo físico; nas características da raça; na busca pela fé e religiosidade; condições sócio-econômicas, sexualidade; interesses pessoais, etc. Nas relações amorosas algumas pessoas buscam pelo parceiro com características semelhantes ou alguém diferente, que os complete. Será mesmo que somente as semelhanças ou diferenças ditam o sucesso de uma relação?

O vídeo fala de uma adolescente com síndrome de Down, que enfrenta as mesmas buscas e questionamentos de uma adolescente que não apresenta a síndrome. Essa menina se apresenta como ela é, dizendo para todos nós que devemos nos despir de pré-conceitos sobre as diferenças e aceitá-las como parte de todo ser humano. Ser normal é ser diferente!

Abraços fortes e uma ótima semana para todos...


"Não é que você seja diferente, mas é que ninguém consegue ser igual a você."

(William Shakespeare)

2 comentários:

  1. Oi Stella, coincidência, eu aqui e você lá no meu blog! Incrível essa propaganda, não conhecia. Essa menininha, deu uma vontade de sair por aí, espalhando sorrisos, pulando, dançando. Fiz um post no passado falando de pessoas autistas, dizia o quanto eu as admirava pela capacidade que elas tem de criar seu próprio mundo e serem felizes demtro dele. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe, que bom você por aqui! Sempre que posso, dou uma passadinha no seu Blog. Obrigada pela visita e comentário. Vou procurar sua postagem sobre autismo. Beijo!!

    ResponderExcluir