quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sentir e sofrer diante das perdas


Algumas pessoas se surpreendem ao saber que me especializei para cuidar de pessoas que vivenciaram grandes perdas ou lutos. Já ouvi diversas vezes: você estudou para trabalhar com perdas?! Existe especialização em luto? Existe sim. Sempre respondo com um sorriso.

Apesar de sabermos que perder faz parte do processo de viver e que a morte é uma das grandes certezas que o homem tem sobre a sua própria vida. É importante nos prepararmos para lidar com nossas perdas, sejam elas necessárias, decorrentes de nossas escolhas; ou ainda, aquelas que são inevitáveis. Viver, morrer e perder faz parte da existência de todo Ser desde o seu nascimento.

Atendo diariamente indivíduos que vivenciam diversos tipos de perdas, cada um sabe da sua dor e das dificuldades que enfrentam diante da vida e do inevitável. Costumo dizer que é impossível não sofrer quando se perde alguém ou algo importante, e tão valioso. Só não se sente a perda do que nunca foi importante!

São tantas dores... e não existe dor maior ou dor menor, o sofrimento é subjetivo, particular e único, ninguém pode estimar o que significa para essa ou aquela pessoa, o seu sofrimento pela sua perda.

Muitas são as dores...
.
A dor de uma criança que perdeu a segurança de seu lar, depois que seus pais iniciaram uma disputa com discussões a respeito de seus conflitos, envolvendo a criança nesta briga constante por medir forças, no momento de separação do casal, com agressões verbais e físicas.

A dor de uma mulher ou de um homem que perdeu a confiança em seu parceiro (a), após a descoberta de uma traição conjugal.

A dor de um indivíduo jovem que adoeceu gravemente e perdeu seus sonhos para o futuro, perdeu a segurança e o controle sobre sua própria vida,  perdeu também a esperança de dias melhores.

A dor de um idoso que perdeu sua autonomia ao envelhecer e tornou-se dependente do cuidado de outras pessoas, sentindo-se improdutivo e sem razão para viver.

A dor de quem viveu o luto pela perda de alguém muito amado, de um cônjuge; um filho; dos pais, de um irmão ou amigo. O luto de quem perdeu alguém e perdeu também a possibilidade de reparar desafetos ou mágoas. A dor de quem viveu o luto por alguém que teve uma morte acidental ou violenta.

A dor de quem viveu um luto não reconhecido, que por isso foi reprimido ou adiado. Freqüentemente este tipo de luto é vivido por indivíduos homossexuais, que viveram uma relação conjugal ou amorosa sem que ninguém soubesse e que ao perder seu (sua) parceiro (a), não são reconhecidos como enlutados e escondem a dor.
.
A dor de quem perdeu... seja qual for a perda, merece respeito e cuidado. Todos teremos que vivenciar muitas perdas ao longo de nossa existência. Me perguntaram se é possível se preparar para determinadas perdas, respondo que sim. E digo que estar preparado não significa deixar de sentir a DOR. Se preparar é se fortalecer, encontrar recursos emocionais internos, que ajudem no enfrentamento e permitam que o indivíduo não seja consumido pela dor e adoeça.

Cuide-se, busque ajuda se necessário, enfrente e resolva suas dores e/ou perdas. Nenhum conflito, pendência ou dor emocional se resolve esperando que o tempo passe... dor adiada e não cuidada, é dor que cresce e faz o indivíduo sofrer. Dor emocional não resolvida, vira doença e se transforma em mais perdas.

Abraços fortes...

2 comentários:

  1. A dor de quem viveu o luto pela perda de alguém muito amado, SEM PALAVRAS ESSA DOR EU A TENHO JA VAI FAZER DIA 11.08.2011 18 ANOS AINDA NAO ACEITEI,SO TINHA 6 ANOS DE CASADA COM 2 FILHAS PEQUENAS COMO ISSO AINDA DOI....

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito Genni por sua perda e agradeço por compartilhar de sua dor conosco. Quando perdemos alguém que amamos, iniciamos um processo de enlutamento e a dor é sim muito grande, muitas vezes essa dor permanece até que seja cuidada e só assim, elaborada. Cuidar do emocional quando se vive o Luto, não significa deixar de amar ou sentir a ausência de quem perdemos, é somente cuidar para que a dor não dure anos e anos e contribua para que nossa saúde emocional e física se comprometa. Cuide de você!! Apesar de ter passado 18 anos, você ainda precisa de terapia para cuidar do seu luto. Se estiver em S.P e quiser, pode agendar consulta comigo ou se estiver em outro Estado, posso te indicar alguém que esteja próximo e saiba como trabalhar seu Luto. Existem psicólogos específicos com formação em Luto. Estou à disposição se precisar. Se cuide por você, por suas filhas e família.
    Bjo no coração...

    ResponderExcluir