terça-feira, 25 de maio de 2010

Aos Pais


Vou citar o querido Rubem Alves para continuar a reflexão sobre o tema da postagem anterior.


"Uma jornalista, que preparava um artigo dirigido aos pais, me perguntou: Que conselho o senhor daria aos pais? Respondi: Nenhum. Não dou conselhos. Apenas diria: a infância é muito curta. Muito mais cedo do que se imagina os filhos crescerão e baterão asas. Já não nos darão ouvidos. Já não serão nossos. No curto tempo da infância há apenas uma coisa a ser feita: viver com eles, viver gostoso com eles. Sem currículo. A vida é o currículo. Vivendo juntos, pais e filhos aprendem. A coisa mais importante a ser aprendida nada tem a ver com informações. Conheço pessoas bem informadas que são idiotas perfeitos. O que se ensina é o espaço manso e curioso que é criado pela relação lúdica entre pais e filhos. Ensina-se um mundo! Vi numa manhã de sábado, num parquinho, uma cena triste: um pai levara o filho para brincar. Com a mão esquerda empurrava o balanço. Com a mão direita segurava o jornal que estava lendo... Em poucos anos sua mão esquerda estará vazia. Em compensação, ele terá duas mãos para segurar o jornal".


O equilíbrio na relação com o outro, pais e filhos... filhos e pais.... pessoas e pessoas.


Rigidez X Flexibilidade

Escuta X Omissão

Respeito X Autoritarismo

Proximidade X Indiferença

Proteção X Insegurança


É tão difícil cuidar, seja de alguém, seja de nós mesmos. Para isso, buscamos a receita de bolo que nos traz segurança e a quase certeza de que tudo vai dar certo. Será que estamos no caminho certo? Como achar a dosagem certa para o que oferecemos e recebemos nas relações e no mundo em que vivemos?

Um comentário:

  1. É querida, tema complicado de opinar... rs
    Principalmente se nos indentificamos com o garotinho da balança.
    Mas quero agradecer pelos textos, todos eles postados em sua linguagem profissional, o que é um diferencial dos outros blogs que conheço. Você fala da vida, dos problemas, dos conflitos vividos por nós seres humanos, e é uma delicia olharmos tudo isso com os seus olhos.
    Você é muito boa no que faz, nasceu para abrilhantar essa profissão tão bonita que é a psicologia.

    ResponderExcluir