sábado, 8 de maio de 2010

O Tratamento Psicológico


O Tratamento Psicológico tem como objetivo promover a saúde, compreendendo que o bem-estar emocional possibilita uma melhor qualidade de vida para o indivíduo adoecido e para aqueles que demonstram sinais de estresse ou desequilibrio psicorgânico.

Através de um processo de escuta ativa, o psicólogo busca a cura do sofrimento psíquico, que pode atingir o indivíduo em todas as fases de sua vida (infância, adolescência, vida adulta e velhice). Seja qual for o motivo para o sofrimento, é importante cuidar da saúde emocional para a prevenção de doenças graves, como os transtornos depressivos e ansiosos, e os distúrbios somáticos, tão comuns nos dias de hoje.

Busque apoio ou avaliação psicológica quando perceber que o sofrimento emocional está comprometendo seu desempenho na realização das tarefas diárias; afetando as relações interpessoais; prejudicando sua saúde física e ainda, se estiver vivenciando um momento de crise ou adoecimento, e precisar de ajuda para enfrentá-lo!

O profissional da psicologia, pode trabalhar na prevenção, cura e promoção da saúde. Nas diversas áreas, como por exemplo: saúde, educacional, institucional, social, etc. Atende no espaço terapêutico do consultório, no leito hospitalar, em domicílio, entre outros; dependendo sempre das condições em que se encontra a pessoa necessitada de cuidados e o objetivo do profissional que estará atuando em algum desses espaços citados.

Muitos pacientes ou clientes, chegam para a consulta já bastante adoecidos porque apresentam resistências quanto ao tratamento psicológico, uma delas é a fantasia de que "só passa com psicólogo quem tá ficando louco". Quantas vezes já ouvi isso! Explico que não é verdade, que o psicólogo trabalha com diversas demandas, uma delas pode ser a loucura, mas não é a única.

Por isso, antes de evitar uma consulta com o psicólogo... experimente! Porque aprender a cuidar de si mesmo, conhecendo mais a respeito do que lhe faz bem e o que lhe torna saudável ou feliz, pode ser a solução para inúmeros problemas ou doenças, que fazem o corpo e a alma padecerem, sem tempo certo para acabar e sem a certeza de um final feliz...

2 comentários:

  1. Acho que preciso de um... URGENTE!!!
    Mesmo pq é difícil nos entendermos sozinhos, na maioria das vezes achamos que estamos certos e prolongamos ou adiamos tantas coisas por conta de decepções ou medos nossos...
    Vc é muito querida e feliz dos seus pacientes que a tem para compartilhar suas angústias...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Semi! Se eu puder ajudar de alguma forma, conte comigo. Bjo grande!

    ResponderExcluir