sábado, 8 de maio de 2010

Parar e fazer um "balanço"


Quando será o momento de parar e fazer um “balanço” sobre como estamos vivendo nossas vidas? Será que as pessoas fazem como na tirinha, param às vezes e refletem sobre o que estão fazendo? Observo que poucas realizam o exercício de pensar a vida, de perceber sentimentos e identificar os papéis assumidos nas relações, para melhor aproveitar sua existência em favor de si mesmo. Muitos passam pela vida, como quem entra num barco sem destino certo ou com o pacote de viagem já fechado, sem possibilidades de mudanças, de novas e grandes idéias, que podem tornar a “viagem” muito mais divertida.
Por que será que não nos observamos, nem questionamos o que temos feito? Será que não aprendemos como fazer? Será que nos ensinaram que questionar é feio... é errado? Ou que temos de fazer isso ou temos de fazer aquilo e pronto! Seguimos modelos durante a vida, isso é fato! E às vezes repudiamos tanto o que nos ensinaram, que escolhemos fazer o inverso. O que pode nos levar a uma desorganização de qualquer forma. Quero dizer que não refletir pode ser prejudicial e trazer danos irreparáveis, os impulsivos que o digam! Mas refletir demais pode contribuir com a passividade.
Acredito que quanto mais cedo se aprende a parar e pensar sobre como se está vivendo a vida, melhor proveito e ensinamento tiramos! Meus pacientes já idosos e os que atendo na clínica de paliativo, estão sempre me ensinando que a vida deve ser vivida todos os dias e se adiamos muito... perdemos mais do que ganhamos!

2 comentários:

  1. Acho que estou vivendo este momento. O que tenho a dizer, é que muitas vezes pensar no que fizemos, ou no que deixamos de fazer dói... dói porque não enxergamos apenas vitórias, temos que encarar também nossos fracassos e nossas imperfeições. Coisas que fazem parte de qualquer pessoa. Mas o bom nisso tudo é que não somos apenas fracassos e imperfeições, mas aprendemos muito quando acontecem e nos damos a oportunidade de parar e refletir.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar de seus sentimentos e pensamentos... você está certa, não é nada fácil porque sem dúvida é muito doloroso. Lembremos que só podemos cuidar, daquilo que reconhecemos... só assim, existe a possibilidade de melhora, só assim viveremos a vida em sua plenitude e seremos felizes.
    Bjo grande!

    ResponderExcluir