sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ensinando a Voar

Esta postagem busca a reflexão sobre a necessidade de algumas pessoas superprotegerem outras. Diversas são as razões para esta forma de se relacionar. Seja qual for a causa, é importante pensar sobre quais serão as conseqüências dessa atitude ou forma de cuidado?

O significado de cuidado que não cause danos, nem cobranças ou sobrecarga àquele que recebe ou que pratica a ação, poderia se assemelhar a uma relação em que se ensina a voar.

Algumas pessoas necessitam cuidar mais do outro do que de si mesmas. Algumas pessoas não sabem como cuidar de si, mas são excelentes cuidadores de quem amam ou de quem necessita de seu cuidado. Alguns aprenderam a cuidar com as figuras paternas e/ou outras figuras primárias de afeto e cuidado, já no início de suas vidas. Algumas constituem o sentido de cuidar como essencial, porque na verdade nunca se sentiram cuidados por alguém. Repito, seja qual for o motivo, cuidar no sentido de ajudar o outro a caminhar sozinho quando necessário, não é nada fácil e o grau de dificuldade, pode estar relacionado à características pessoais do “cuidador”.

Quantos pais se sentem desvalorizados por seus filhos e dizem que apesar de terem feito tudo por eles, de viver em função de suas necessidades e desejos, não são valorizados ou reconhecidos como deveriam? Quantas pessoas buscam em seus parceiros a gratidão pelas renúncias e atenção exclusiva, desde o início da relação? Quantas amizades são reconhecidas apenas se o sujeito está sempre ou totalmente disponível quando necessário?

Essas perguntas, nos fazem pensar no que estamos fazendo de nossos relacionamentos, o que verdadeiramente nos aproxima ou afasta daqueles que tanto queremos bem. Existem relações que resistem ao tempo, às mudanças e a distância. O que será que essas pessoas conseguiram de mágico, para que suas relações permanecessem, para que ainda assim se sentissem cuidados?

Só é possível ensinar a voar, quando existe confiança e segurança, quando acreditamos verdadeiramente no vínculo afetivo formado e principalmente, no Ser que se apresenta para nós. Cuidamos melhor quando sabemos cuidar também de nós mesmos! Pense no que tem feito por você, pense se tem cuidado para que esteja bem, para que seus vôos sejam cada vez maiores e mais felizes!!!

Um comentário: