domingo, 10 de outubro de 2010

Escuta do coração


Hoje resolvi escrever sobre o que vivencio diariamente em minha profissão e que após anos de experiência, passou a ser perfeitamente entendido por mim como algo natural e que pode ser trabalhado ou facilitado, se percebemos e entendemos. As resistências de se procurar um psicólogo.

Não sei dizer quantas pessoas já atendi em todos esses anos, muitos já foram cuidados por mim... bem mais de 100.. 200... talvez umas 700 ou mais pessoas. É verdade! Quando se trabalha em hospitais e ambulatórios, o volume de atendimento é enorrrme e nós recebemos e cuidamos de muitas pessoas... somando os anos na profissão, posso dizer sim que foram muitos e que posso contar nos dedos da mão, quantos disseram que queriam muito fazer terapia.

Vou citar 3 pessoas, uma tem familiar psicólogo e por isso, diz acreditar na profissão e na importância para a saúde do indivíduo como um todo. A outra pessoa, já tinha realizado terapia em dado momento de sua vida e por isso, sabia que poderia ter bons resultados, então lá estava... em busca de mais auto-conhecimento e bem estar emocional. A terceira pessoa, apesar de uma experiência anterior mal sucedida, veio para a terapia dizendo que queria demais o tratamento psicológico.

Imaginem então, que de todos que já acompanhei, bem mais de 90% apresentavam resistências e fantasias sobre como é ir ao psicólogo, acrescidas do sentimento de vergonha por ter que ir a um psicólogo. O que as pessoas vão pensar? Que fiquei louco? Já escutei diversas vezes... "doutora, eu não estou louco (a)." Alguns me chamam de doutora, não que eu me importe, prefiro sempre que me tratem por VOCÊ.


Vejam bem, além de todo o sofrimento que o ser humano carrega, ainda precisa se preocupar com o julgamento das pessoas pelo simples fato dele estar buscando uma ajuda para cuidar de sua saúde emocional. Por que ninguém se envergonha de ir ao médico?


Crenças como esta são perfeitamente explicadas se buscamos na história da loucura por exemplo, a compreensão sobre como a sociedade responde a necessidade de cuidados com a saúde mental de todos. Triste, mas é verdade... ainda hoje muitas pessoas discriminam o indivíduo portador de um transtorno psiquiátrico, mesmo que alguns termos como depressão e ansiedade, sejam tão usados por pessoas leigas e de outras áreas, ainda assim o indivíduo que busca ajuda de um psicólogo ou psiquiatra teme o julgamento dos demais. As pessoas chegam a dizer com olhar e voz envergonhada, que tomam remédio tarja preta, quase que se desculpando por isso. Entendam que às vezes o remédio se faz necessário, com o acompanhamento do psiquiatra e com a associação da psicoterapia, os sintomas melhoram e o médico no tempo certo, irá diminuir e retirar a medicação quando possível.


Além disso, nós psicólogos somos aqueles que "escutamos o coração". Escutamos o sofrimento que muitas vezes tenta ser evitado. Por isso... psicólogo dá medo! Quantas vezes não ouvi, não no consutório, em minha vida diária o comentário após ser apresentada... "não vai ficar me interpretando hein". A frase de apresentação foi... "Essa é a Stella, ela é psicóloga." Pronto, o suficiente para que eu recebesse a piadinha mais que verdadeira e olhar do sujeito, já procurando em volta e planejando uma rota de fuga porque ficar perto da "stella A PSICÓLOGA" é estar diante do inimigo!


A proposta deste texto é fazê-los pensar... quantos de vocês temem ou se envergonham de que saibam que são acompanhados por um psicólogo? A prova disso é que o blog tem recebido um número considerável de visitas... vejo que algumas pessoas estão acompanhando com certa regularidade as publicações, mas o número de seguidores ou de comentários não aumentam na mesma proporção. Por que será?


Quando pensamos a respeito do que fazemos e sentimos, construimos dentro de nós e em nossas atitudes, mudanças que nos levam cada vez mais a ser quem realmente somos e não mais, aqueles que nos disseram para ser.


Pensem nisso! Beijo grande...

Nenhum comentário:

Postar um comentário