terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vivendo e aprendendo... errar faz parte da existência


Todos nós sabemos que é impossível voltar no tempo, para fazer diferente algo que nos traz arrependimento. Mas sabemos também que ninguém nasce sabendo viver e que os erros fazem parte de TODO aprendizado. Feliz é aquele que acertou mais do que errou... será mesmo?
.
Os erros nos permitem estar mais consciente daquilo que precisamos melhorar, nos dando algo para ser investido ou conquistado. Aquele que nunca errou (se é que existe alguém assim) nunca saberá o quanto é importante saber se perdoar ou perdoar alguém. Muito menos aprenderá o quanto faz bem, desculpar-se com alguém que também poderá cometer erros e aprenderá com você, o sentido do gesto que demonstra cuidado e afeto para com aquele que sofreu pelo (s) seu (s) erro (s).
.
Errar faz parte do aprendizado, que leva o ser humano a transformar-se e também a encontrar-se consigo mesmo. Nos leva a liberdade de ser e existir sem as amarras que a perfeição exige. Permitir-se é explorar o que existe dentro e fora de você! Muito se perde quando vivemos uma vida esperando que os outros sempre acertem. Errar é humano e importante mesmo, é fazer do erro o aprendizado que nos permite não repetir mais o que fizemos por falta de maturidade ou vivência, por viver como a criança que ainda está aprendendo a se relacionar com o outro e por isso, muitas vezes teima em desejar um mundo que sirva somente aos seus desejos.
.
Viver ou melhor conviver com pessoas e consigo mesmo, somente é possível quando aprendemos com a criatividade e espontaneidade da criança, que fazer diferente é permitido, desde que reconheçamos o erro e desejemos não cometê-lo mais. Desejo mais flexibilidade e respeito´para as pessoas que quiserem conviver bem entre as outras e principalmente na relação com o seu próprio eu.
.
A criança ensaia a tentativa e o erro para chegar ao acerto, quando bem orientada e estimulada a tentar... aprende a conseguir e gosta, aprende que o não conseguir faz parte da vida e sempre existe uma nova chance se soubermos aproveitar. Que tal pensar e praticar um pouco mais desse exercício em sua vida? Generosidade e paciência fazem parte desse jogo, de viver construindo e descontruindo, para enfim estar mais perto do que nos faz feliz.
.
Beijo e abraços fortes... Feliz dia das crianças para todos vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário