segunda-feira, 25 de julho de 2011

Baixa auto-estima e relacionamentos pessoais



Auto-estima é a avaliação que o sujeito faz de si mesmo. Dizemos que alguém tem auto-estima baixa ou rebaixada quando a pessoa fala de si mesmo se desvalorizando, sem conseguir destacar nenhuma qualidade ou característica positiva, sofrendo e sentindo a insegurança crescendo dentro de si. O sujeito pode demonstrar insatisfação consigo mesmo e não necessariamente ter baixa auto-estima. Pode dizer que gostaria de modificar algo para melhorar, mas não se desvaloriza para isso.

Do contrário, tem pessoas que se desvalorizam tanto e muitas vezes se vêem de forma distorcida ou contrária a realidade. Por exemplo, uma mulher diz que não é bonita ou inteligente, porém é admirada por muitas pessoas por essas ou outras qualidades. Ela NÃO se percebe BEM porque NÃO SENTE que está bem, por isso se vê da mesma forma que sente.. sempre se percebe mal, feia, inferior.

O sujeito se vê fisicamente ou subjetivamente carregado de características negativas, podendo realizar algumas medidas extremistas para conseguir se aproximar de um ideal que muitas vezes não atingirá a essa expectativa. E dessa maneira, se mantém sempre insatisfeito e/ou frustrado. Pode acontecer também do sujeito com auto-estima rebaixada, manter-se passivo ou falsamente conformado, queixando-se sempre e não realizando qualquer tentativa de mudança ou melhora para o que tanto lhe desagrada.

Digo que para auto-estima baixa não adianta mudar o visual, a mudança pode até começar pelo externo, mas na verdade ela precisa acontecer INTERNAMENTE. Fazer terapia possibilita a descoberta das causas para esse modo tão negativo de ver a si mesmo, também favorece para que se consiga resolver essa relação ruim e punitiva consigo mesmo e ainda, para que a pessoa construa relações afetivas sem se sentir sempre inferior ou desvalorizada.

E o que tudo isso tem haver com a charge colocada no início do texto? TEM TUDO HAVER!!! Quem não se gosta, vive relacionamentos amorosos ou pessoais desastrosos. A dependência emocional se estabelece e pode adoecer os sujeitos da relação. O ser com baixa auto-estima, depende do elogio ou aprovação constante do outro. Porém, mesmo que este outro esteja sempre valorizando quem ele é, ainda assim o sentimento de inferioridade permanece até que ele busque tratamento psicológico e aprenda a viver bem consigo mesmo e consequentemente com os outros.

Problemas sérios de relacionamento ocorrem por causa de insegurança e baixa auto-estima. Busque ajuda de um profissional e se cuide!!! Se liberte deste sentimento ou modo de existir que lhe faz tanto mal e seja feliz!!!

Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário