segunda-feira, 18 de julho de 2011

O sentido da vida


"Como é possível dizer sim à vida apesar de tudo? Como pode a vida conservar o seu sentido potencial apesar dos seus aspectos trágicos?"

Diante das tragédias da vida, tirar o melhor significa transformar o sofrimento em oportunidade de crescimento, de mudança e/ou de conquista interna, mudando a si mesmo para melhor. Do mesmo jeito que o sucesso pode despertar no homem atitudes positivas e negativas. A dor também pode despertar o que potencialmente este homem tem de melhor ou pior.

O enfrentamento da dor se faz através da esperança, ninguém pode forçar a si mesmo a ser otimista. Otimismo, esperança e fé são construidos se o sujeito se lança a procura. "O ser humano não é alguém em busca da felicidade, mas sim alguém em busca de uma razão para ser feliz."

A necessidade de razão ou sentido de vida é inerente ao ser humano. A falta de sentido na vida pode desencadear sofrimento e adoecimento. Os sentidos ou o sentido pode ser encontrado de formas diversas. Cada sujeito constrói um sentido através das escolhas que realiza na vida.

"A vida é feita de instantes que estão morrendo." Tem pessoas que dizem ter uma vida cheia de objetivos, planejam e buscam realizá-los. Outras encontram sentido no dia a dia de trabalho; na construção e cuidado da família; no relacionamento amoroso; nos estudos; na ajuda prestada ao próximo; na religião e/ou na fé; no esporte; no enfrentamento da (s) dor (es); etc.

"O ser humano não é uma coisa entre outras; coisas se determinam mutuamente, mas o ser humano, em última análise, se determina a si mesmo. Aquilo que ele se torna - dentro dos limites dos seus dons e do meio ambiente - é ele que faz de si mesmo."

Cada pessoa é responsável pelas escolhas que faz e consequentemente, pelo que faz de sua vida e pelo que faz de si mesmo. A vida traz os desafios e o ser humano reage diante deles a favor ou contra o seu próprio crescimento. Crescer é um aprendizado. O sentido pode estar nas coisas simples da vida e na superação do que é trágico ou inevitável.

Abraços fortes...


*Citações do teórico da Logoterapia - Viktor E. Frankl

Obrigada a todos os visitantes e seguidores do Blog, juntos já ultrapassamos mais de 13.000 acessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário